A 24ª edição do Show Rural Coopavel, um dos mais importantes eventos de tecnologia em agropecuária do País, começou nesta segunda-feira (6), em Cascavel, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, do ex-governador do Paraná e conselheiro do BNDES, Orlando Pessuti, do senador Sérgio Souza e do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek.
Este ano, o Show Rural tem 406 expositores – e um deles é a Itaipu, que mais uma vez leva suas iniciativas ambientais para o público em um estande que vem sendo bastante procurado pelos agricultores e visitantes do evento. Grande parte vem atrás de informações sobre os biodigestores e a produção de energia por meio do biogás, mas todos acabam ficando para admirar o veículo elétrico, conferir o vídeo institucional no “Cine Itaipu” ou conhecer as iniciativas premiadas do Programa Cultivando Água Boa.
Em relação aos cuidados com o meio ambiente, o espaço da Itaipu é um dos mais procurados pela mídia. Na manhã desta segunda-feira, a TV Tarobá, afiliada da rede Band, fez uma transmissão ao vivo mostrando as atrações do estande e conversando com Samek.
Para o diretor, o mês de fevereiro é esperado com ansiedade justamente pela oportunidade que a Itaipu tem de participar do Show Rural. “Esse é um evento que mostra o que há de mais moderno na ciência em prol da agricultura e do meio ambiente. É um lugar para fazer parcerias positivas com empresas, com instituições, universidades e ver os projetos que a Itaipu apoia se desenvolverem cada vez mais”, avaliou.
A Itaipu também participa do evento com a Unidade Didática Agroecológica – desenvolvida em parceria com a Embrapa, Iapar, Coopavel, Emater-PR, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Experiências – À tarde, o DGB e o assessor Herlon Goelzer de Almeida participaram de uma reunião com o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Hélder Muteia, o diretor do escritório da FAO em Foz do Iguaçu, Valter Bianchini, e produtores de soja paranaenses para conhecer melhor as políticas da organização no Brasil e possíveis intercâmbios com Moçambique.
“São oportunidades como essa que o Show Rural proporciona: oportunidade de conhecer novos projetos que tenham a ver com as propostas da Itaipu, oportunidade de estabelecer parcerias”, disse Samek. “A mesma água que gera energia é a água que alimenta o gado, a plantação. E temos que cuidar dessa água todos juntos”.
Aproximação – Além de visitar alguns estandes, Mendes Ribeiro falou com os jornalistas sobre temas como a seca e a criação de uma política de recursos hídricos para defender o produtor das dificuldades climáticas; a colaboração da Embrapa no desenvolvimento da agricultura nacional e internacional; e o apoio aos pequenos produtores.
Segundo Mendes Ribeiro, sua política prevê uma aproximação cada vez maior do ministério com o agricultor. “No ano do cooperativismo, nada melhor que estarmos perto de quem gera emprego nesse País, que é agricultura, que são as cooperativas. E é isso que o ministério vai fazer”, disse.
Pontos polêmicos, como o código florestal, também foram abordados. Para o ministro, porém, a questão da proteção ao meio ambiente é clara. “Sou um ministro da Agricultura que não tem um palmo sequer de terra, mas que já atuou pelo meio ambiente em diversas frentes. A tecnologia hoje está aí para mostrar que é possível produzir sem prejudicar o meio ambiente, e é esse o nosso objetivo”.