O Sesc Foz do Iguaçu inaugurou nesta semana a Exposição "Arte em madeira de demolição", da artista plástica Daine Mari Chibiaqui.
De acordo com Daine, a pintura em madeira de demolição tem características especiais. Além da beleza estética proporcionada pelo material, o que antes seria descartado pode ser valorizado, renascendo como arte. A madeira é produto de antigas casas, galpões e objetos de pessoas que colonizaram a região. Por isso, os quadros são dotados de valor histórico, cuja memória dos antepassados fica preservada como arte.
Fotos: Divulgação |
Os quadros em estilo rústico, pintados sobre madeira de demolição, retratam principalmente temas sacros, étnicos e figurativos |
A exposição, sob a ótica da artista plástica:
A madeira que já foi casa, comércio, quarto, cozinha
A madeira que já foi balanço de criança, berço, embarcação
A madeira da mesa antiga, do quarto abandonado,
do assoalho que hoje não tem mais chão
A madeira que viveu por tantos anos e que foi descartada
Hoje ganha nova vida e vira uma bela recordação
Biografia – Daine Mari Chibiaqui nasceu em Capanema, Paraná. Sua paixão pela pintura foi despertada na adolescência e foi percebida por sua avó Augusta, que lhe presenteou com o material necessário, dizendo: "Você quer aprender a pintar? Então Comece!". E foi assim que surgiram os primeiros rabiscos. Autodidata, Daine aperfeiçoou seus trabalhos com cursos específicos e ainda desenvolveu técnicas próprias. Seu estilo é diversificado, renovando e criando constantemente obras diferenciadas: florais, naturezas-mortas, retratos, paisagens e abstratos, além de experiências com texturas e materiais diversos, fazendo um jogo escultório no relevo e nas cores. As obras da artista plástica já foram adquiridas por pessoas de diversos países, e hoje decoram espaços no México, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Rússia, Coréia do Sul, Japão, Líbano, Ucrânia e Alemanha.
Em 2007 e 2008, duas obras da artista em pintura indígena integraram o calendário da marca de tintas Acrilex, consolidando o nome da pintora como uma das referências em pintura étnica no Brasil.
Programação:
De 11 de Abril até 11 de Maio de 2011 na praça das águas do Cataratas JL Shopping.
De 11 de Maio até 11 de Junho de 2011 no SESC Foz do Iguaçu.