O Senai Paraná completa 67 anos de criação na sexta-feira (12). A entidade, que já formou mais de 2,2 milhões de alunos neste período, tem para este ano a meta de 150 mil matrículas em cursos de Aprendizagem, Qualificação, Técnico, Aperfeiçoamento, pós-graduação e mestrado. Do total de matrículas, 21 mil serão ofertadas gratuitamente, o que quer dizer que em todas as 39 unidades de negócio do Senai no Estado, cidadãos de baixa renda terão oportunidade de acesso a um curso de longa duração, preparando-se para o mercado de trabalho.
“É um desafio importante”, diz o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes. Segundo ele, a entidade está preparada para isso e vai atingir a meta mantendo a qualidade e excelência nos cursos que oferece. “Todas as medidas vêm alinhadas com as demandas do setor industrial, que financia tudo e que também absorve os alunos. Nossa última pesquisa de egressos, por exemplo, mostra exatamente isso: 91% dos alunos que saem do Senai estão empregados”, afirma Barreto.
Nesta semana, o Senai Paraná participa da etapa nacional Olimpíada do Conhecimento, que é o maior torneio de educação profissional da América Latina. O Estado é representado por 40 competidores, dos quais 35 alunos do Senai Paraná e outros cinco do Senac – que faz sua estreia na competição. As provas simulam situações reais às encontradas no mercado de trabalho. Ao todo, a Olimpíada reune 562 competidores, de 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal.
No Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial foi criado em 1942. O Senai Paraná surgiu em 1943 e se expandiu ao longo dos anos, promovendo a educação para o trabalho e a cidadania. Além dos cursos de Aprendizagem Industrial, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, Técnicos, oferta também Pós-Graduação e Mestrado Profissional.
Houve forte expansão das estruturas da entidade nos últimos anos. Na região Oeste/Sudoeste um destaque é o Centro de Tecnologia em Alimentos Senai, de Toledo, inaugurado em 2008. O empreendimento tem 10 salas de aula, auditório e dois laboratórios de análises de alimentos, além da área de produção. Nos laboratórios, as indústrias podem realizar análises microbiológicas e físico-químicas e processamento de carnes.
Outros destaques são a Escola Gráfica, localizada na unidade da Cidade Industrial Curitiba; o Centro Tecnológico de Maringá (CTM), e a primeira Escola de Panificação e Confeitaria do Paraná, também na capital, fruto de uma parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (SIPCEP) e indústrias fornecedoras de equipamentos e matéria-prima para o setor, a Escola atua na formação de profissionais qualificados.
“O fortalecimento do Senai se dá pela continuidade de investimentos em infraestrutura, novos equipamentos e no desenvolvimento dos nossos profissionais”, explica o diretor regional, João Barreto Lopes.
Senai Empresas – Reconhecido como modelo na formação de profissionais para o setor industrial, o Senai Paraná também desenvolve soluções técnicas e tecnológicas para as indústrias, como as consultorias, ensaios laboratoriais, apoio tecnológico e cursos in company.
Esses serviços fazem parte do Senai Empresas, área pela qual a entidade realiza consultorias, ensaios laboratoriais e oferece apoio tecnológico em 19 setores industriais: Alimentos e Bebidas, Automobilística, Construção Civil, Gestão, Metalmecânica, Eletroeletrônica, Têxtil, Vestuário, Meio Ambiente, Papel e Celulose, Gráfica e Editorial, Energia, Automação, Informática, Madeira e Mobiliário, Minerais Não-Metálicos, Negócios, Refrigeração, Saúde e Segurança do Trabalho.
O Senai Empresas está presente nas 35 unidades operacionais fixas, distribuídas no Estado de acordo com as características dos setores industriais de cada região. Entre elas, três Centros Nacionais de Tecnologia (Celulose e Papel, em Telêmaco Borba; Saneamento e Meio Ambiente, em Curitiba; e Madeira e Mobiliário, em Arapongas). O Senai Paraná também desenvolve ações móveis. Desde 1997, tem o reconhecimento do Ministério da Ciência e Tecnologia como Instituição de Pesquisa Aplicada.
Hoje, o Senai Empresas congrega 13 laboratórios de serviços de calibração, dosagem e testes para melhorar o desempenho de processos e novos produtos.