A semana foi marcada por três grandes investimentos que vão gerar três mil empregos no Paraná nos próximos anos, indicando confiança dos empresários com a retomada da economia do Estado. O Porto de Paranaguá também bateu recordes de exportação em apenas oito meses de um ano. O volume de soja embarcado em 2020 já supera em 5,1% o total exportado no ano de 2019.
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Estado começa a reverter uma situação difícil em parceria com o setor produtivo. “Estou muito confiante com o Paraná porque o nosso potencial é imenso. Estamos recuperando as perdas, crescendo em volume industrial e no comércio, retomando as atividades ligadas ao serviço”, afirmou. “A pandemia provocada pelo novo coronavírus desacelerou nosso crescimento, mas estamos investindo nos municípios, gerando empregos, ultrapassando esse momento difícil”.
A semana também foi marcada pelo anúncio de resultados preliminares positivos da vacina russa Sputnik V na revista científica The Lancet. O diagnóstico sugere que a vacina produz uma resposta das células T (de defesa) dentro de 28 dias. O Governo do Paraná submeterá o protocolo de validação da fase 3 de estudos clínicos no País à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até o final de setembro.
O governador também cumpriu agendas importantes relacionadas à saúde. Foi inaugurado o Erastinho, em Curitiba, primeiro hospital oncopediátrico do Sul do País, depois de investimento de R$ 19 milhões do Governo do Estado. Em Apucarana, no Vale do Ivaí, um aporte de R$ 16,2 milhões vai ampliar o Hospital da Providência. Os recursos serão usados na modernização de uma área de 2.720 metros quadrados e também na construção do terceiro pavimento da unidade. O hospital terá uma nova maternidade, o setor de pediatria e 28 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).