Search
Previous slide
Next slide

Semana de Mobilização de Combate à Dengue começa na próxima segunda-feira no Porto Meira

Campanha intensiva mobiliza agentes de saúde para fiscalizações, limpeza de ruas e vistorias em imóveis no combate ao Aedes aegypti.
Previous slide
Next slide

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) inicia, na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, a Semana de Mobilização de Combate à Dengue na região do Porto Meira, em Foz do Iguaçu. A campanha faz parte da ação nacional Dia D de Combate à Dengue e visa envolver a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de dengue, zika e chikungunya. Com a ajuda dos moradores, a ação tem como objetivo eliminar focos do mosquito e conscientizar sobre medidas preventivas.

Porto Meira no foco das ações

A escolha da região do Porto Meira é resultado de um mapeamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que identificou uma alta incidência de casos suspeitos na área. O secretário de Saúde, Ulisses Figueiredo, destacou a importância da colaboração dos moradores: “Cada um pode contribuir eliminando focos em casa e incentivando os vizinhos a fazer o mesmo”.

Ações programadas para a semana

Diversas secretarias municipais estão envolvidas. A Secretaria da Fazenda fará a fiscalização de imóveis e terrenos baldios, enquanto as Secretarias de Obras e Meio Ambiente atuarão na limpeza de terrenos e oferecerão caçambas para o descarte gratuito de materiais que acumulam água. Agentes de saúde e endemias estarão presentes para orientar os moradores sobre cuidados essenciais.

Como a população pode colaborar

Para ajudar no combate ao Aedes aegypti, os moradores podem adotar medidas como verificar e descartar materiais que acumulam água, incluindo pneus, garrafas e pratos de vasos de plantas. A limpeza de calhas, caixas d’água e ralos é igualmente importante. Durante as vistorias realizadas pelos agentes, é fundamental que os moradores sigam as orientações para eliminar focos do mosquito.

Dados dos casos de dengue

De acordo com o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira (13), há 187 casos confirmados de dengue em Foz do Iguaçu e 3.100 notificações de casos suspeitos. Dos casos confirmados, 181 são simples e seis apresentam sinais de alerta. Os dados são referentes ao ano epidemiológico 2024/2025, iniciado em 1º de agosto.

Previous slide
Next slide