Search
Previous slide
Next slide

Semana da Consciência Negra na Unila será entre os dias 20 e 24 de novembro

Previous slide
Next slide

Atividades acadêmicas, artístico-culturais, mesas de discussão e uma feira marcam a nona edição da Semana da Consciência Negra na Unila. O evento visa fomentar um espaço de discussão por meio da inserção dessas atividades no calendário acadêmico e da cidade de Foz do Iguaçu, visibilizando ações e instrumentos de luta contra o racismo e todas as formas de discriminação.

“O evento possui como um dos principais objetivos estimular o debate étnico-racial de forma interdisciplinar, interinstitucional, transversal e na relação direta com a comunidade externa para o enfrentamento ao racismo”, contextualiza Angela Maria de Souza, professora de Antropologia da Unila e uma das organizadoras do evento.

Ela pontua, ainda, que a Semana também é um espaço de fortalecimento da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem a inclusão nos currículos, de forma transversal e contínua, de conteúdos sobre cultura e história africana, afro-brasileira e indígena, nos espaços de educação, principalmente em escolas, colégios e universidades.

Este ano, as atividades estão sendo realizadas em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Foz do Iguaçu, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Afoxé Ogun Funmilayó, o Maracatu Kaburé, a Asociación Afrodescendiente – grupo paraguaio San Baltazar de Kamba Kua, a Secretaria Extraordinária dos Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, a Fundação Cultural e a SESUNILA – Seção Sindical do Andes.

Programação

As ações da Semana na Unila integram um conjunto de atividades do mês da Consciência Negra em Foz do Iguaçu, que começaram no dia 05 de novembro, com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial.

Entre as atividades da Semana, haverá uma conversa (virtual) com Virgelina Chará, que irá mostrar o importante trabalho que realiza sobre memória junto ao Acordo de Paz na Colômbia. Também será realizada uma discussão sobre “Ações afirmativas: bancas de heteroidentificação”, com a docente Georgina Lima Nunes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Essas atividades acontecem na próxima quinta-feira, 21, na Unila – Jardim Universitário.

Compõem ainda a programação a mesa de debates sobre Juventudes Negras, composta por estudantes negros, na sexta-feira, 22; e uma exposição fotográfica de Mayeli Vilalba (Paraguai), Eliana Del Rosario (República Dominicana), Aline Torres e Marcos Oliveira, de Foz do Iguaçu. A exposição fica na Unila entre os dias 20 e 23 de novembro.

No encerramento da Semana, no dia 24, ocorre a Feira da Consciência Negra da Vila C.

Para mais informações, acesse a página do evento, aqui

Previous slide
Next slide