Search

Segunda ponte entre Foz e Presidente Franco chamará Ponte da Integração

Os presidentes Jair Bolsonaro e Mario Abdo Benítez, reuniram-se com autoridades na tarde desta sexta-feira, 10, no Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, para o lançamento da pedra fundamental da segunda ponte entre Brasil e Paraguai. “O sonho se transformará em concreto, ferro e ação”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, durante a solenidade. “Esta obra ajudará muito os nossos povos. Juntos, somamos força”, complementou o presidente Bolsonaro, que deixou o local sem falar com a imprensa.

A Ponte da Integração, como foi batizada, vai ligar Foz do Iguaçu a Presidente Franco e irá desafogar o tráfego na Ponta Internacional da Amizade, onde passam cerca de 39 mil veículos diariamente. A Ponte da Integração será rota de caminhões, enquanto a da Amizade, será exclusiva para veículos leves e ônibus de turismo.

A construção tem custo previsto de R$ 456.138.389,24, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro. Todos os recursos serão realocados de acordo com a política de austeridade da Itaipu, financiadora da obra.

A ponte terá 760 metros de extensão e dois mastros com 120 metros de altura. O vão central estaiado será de 470 metros. “Esta será a maior ponte de vão do país, é um dia histórico. Esta obra mudará a mobilidade dos dois países”, finaliza o governador do Estado, Ratinho Junior.

 A previsão de inauguração da ponte é o segundo semestre de 2022.