Search
Previous slide
Next slide

Secretarias do Meio Ambiente e da Fazenda dão início ao mutirão de limpeza e fiscalização na região da Vila Portes

Descarte irregular e acúmulo de resíduos em vias públicas têm contribuído para a proliferação do mosquito da dengue em Foz.
Previous slide
Next slide

A Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria da Fazenda realizam desde a manhã de ontem, quarta-feira (22), uma ação de limpeza e fiscalização, respectivamente, na região da Vila Portes. O mutirão, que segue até sexta-feira (24), ocorre desde a Rua Santo Rafagnin até a Avenida Carlos Gomes.

Para o chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental de Foz, Jurandir do Carmo Oliveira, esta é uma atividade que vai muito além de manter a cidade limpa e organizada. “A fiscalização levantará os imóveis que estão acumulando de forma equivocada os resíduos e, nesse primeiro momento, buscaremos cadastrar para notificação e advertência para, em seguida, podermos autuar”, explica.

A ação é baseada no mapa de calor da dengue no município e visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti na região, afinal, qualquer recipiente ou resíduo que possa acumular água, mesmo que em pequena quantidade, pode virar criadouro do mosquito transmissor da dengue.

A chefe da Limpeza Pública do município, Adriana Fuzetti, destaca que a participação da população é fundamental. “O mutirão precisa ser feito em conjunto para um combate mais eficaz contra o aumento dos casos de dengue. Por mais que façamos outras ações de limpeza, é necessário que todos façam sua parte”, complementa.

Para resíduos inertes existe a opção de descarte no Aterro Sanitário de Foz do Iguaçu, destinada, de forma gratuita, principalmente aos pequenos geradores (cidadãos que não possuem uma empresa fazer realizar o descarte deste tipo de lixo). Outra alternativa é o Projeto Caçamba, que funciona desde 2019, onde é possível localizar quais caçambas estão disponíveis para realizar o descarte, através do link disponibilizado pela prefeitura.

Aterro Sanitário de Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Ângela Aparecida de Andrade, SN, Bairro Porto Belo (próximo ao Templo Budista).
Horário de funcionamento para descartes: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, para o pequeno gerador (pessoa física): das 8h às 14h.

Foto: Thiago Dutra
Previous slide
Next slide