Search
Previous slide
Next slide

Secretaria de Saúde de Foz alerta para os sintomas da dengue

Previous slide
Next slide

Em função do aumento dos números de casos de dengue confirmados nas várias regiões do Estado, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, através da Epidemiologia está alertando as pessoas para que tão logo apresentem os sintomas de dengue (febre, dor de cabeça e no corpo) procurem o serviço de saúde mais próximo e que não tomem medicação por conta própria. 

Capacitação – Para atender estas pessoas, médicos, enfermeiros, auxiliares e bioquímicos do SUS (Sistema Único de Saúde) e da rede privada participam esta semana, de uma capacitação para atender os casos possíveis de dengue e da nova gripe. A ação considera a necessidade de um protocolo padrão e que é preciso investigar o histórico epidemiológico e principalmente diferenciar os casos de dengue dos casos de gripe A.

Outra recomendação é não se automedicar. Esta observação cabe em qualquer situação, mas no caso da dengue existem medicamentos que podem facilitar a manifestação do quadro hemorrágico, que pode levar à morte do doente. Portanto, ao aparecerem sintomas de dengue o paciente não deve tomar ou interromper tratamentos com antiinflamatórios e com medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico.

Sintomas – Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do terceiro ao décimo quinto dia. Os sintomas da dengue clássica são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, moleza e dor no corpo e dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica: dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, queda da pressão sanguínea, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sonolência, agitação e confusão mental, sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória, perda de consciência.

Matérias Relacionadas:
Dengue coloca estados brasileiros em alerta
Dengue na fronteira é preocupante, revela CCZ

Previous slide
Next slide