Uma presença mais participativa dos alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e também universitários no Salão Internacional do Livro/2010. Essa é uma das principais metas da edição deste ano. A comissão organizadora, coordenada pela secretária da Educação Joane Vilela, realizou a primeira reunião para traçar a promoção do evento, que será realizado de 6 a 16 de maio. O objetivo é popularizar o livro e incentivar o gosto pela leitura.
O Salão Internacional do Livro, que chega a sua terceira edição, quer envolver o público em geral , mas com atenção especial para o estudantes. Para isso estão sendo programadas algumas estratégias de incentivo, como a criação do vale livro. De posse desse bilhete os alunos teriam acesso a escolha de um título sem custo nenhum.
A comissão está analisando ainda a montagem dessa grande estrutura que deverá abrigar oficinas, palestras, debate, tendas com estandes, banheiros, estacionamento e praça de alimentação. Tudo que possa oferecer momentos de interação e envolvimento dos visitantes com os espaços preparados para recebê-los.
Os livros são instrumentos efetivos e vivos do aprendizado em todos os sentidos, trazendo aos seus leitores a possibilidade de se informar sobre os mais variados temas e diferentes áreas, constituindo num mundo fantástico que abre infinitas portas. O salão permite também promover a produção editorial do Estado e da cidade, para que se consolide e possa se tornar uma grande aliada da educação e da formação intelectual dos iguaçuenses.