Search

São Miguel faz balanço positivo da participação na Série Prata de Futsal

Foto: Assessoria

No esporte agora o período é de férias para os atletas. E para os jogadores da Associação Cultural e Esportiva São Miguel – ACESMIL, São Miguel Futsal, esse descanso é merecido. O grupo, formado praticamente às vésperas do início das disputas do Campeonato Paranaense Futsal 2018 – Série Prata, fez bonito na competição. Conquistou a sexta colocação na classificação geral. Resultado que veio graças ao apoio da torcida, patrocinadores e a colaboração do poder municipal. Outro mérito que se pode atribuir aos Amarelinhos do Oeste, foi devolver aos moradores de São Miguel a alegria e o entusiasmo pelo futsal, que estavam adormecidos há 7 anos, período esse, que o município ficou sem nenhum representante no cenário esportivo.

Prestes a completar um ano de fundação, a Acesmil  surgiu do sonho de um grupo de empresários de São Miguel do Iguaçu, apaixonados por futsal.  Pessoas que querem ver o nome da cidade e seu time de volta ao topo das conquistas de títulos e campeonatos. Sucesso esse que São Miguel do Iguaçu já experimentou e quer sentir de novo. Estar na vitrine do esporte, mobilizar a atenção dos moradores e revelar  talentos.  A associação começou a ser montada no fim de 2017 e foi  oficializada em fevereiro de 2018.  Logo veio o convite para participar com outros nove times do Campeonato Paranaense Futsal 2018 – Série Prata, que começava em março. Aceito o desafio, o elenco de jogadores e comissão técnica foram definidos praticamente já no início das disputas.

Para montar a equipe e garantir a participação nos jogos da Série Prata, a Acesmil contou com importantes apoios e patrocínios. Parte do apoio logístico foi dado pelo prefeito de São Miguel do Iguaçu, Cláudio Dutra e a Secretária Municipal de Esportes, Cátia Presa, que dentro do permitido por lei ao poder público, forneceram  transporte e  ajuda nas viagens da equipe. Também vários empresários acreditaram e acreditam no potencial esportivo que a cidade tem e são patrocinadores do São Miguel Futsal.  São eles a CIBIogas, Cresol, Innova, Transmorgan, Oral pro, CHD’S, Formatto e Vibe.CT.

Empresas, cooperativa de crédito financeiro, profissionais autônomos, que sabem da importância do esporte na vida dos cidadãos como atividade de lazer, paixão, emoção.  E também para a economia do município, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio em geral. Patrocinadores e apoiadores que merecem um agradecimento especial como, por exemplo, a cooperativa de crédito Cresol de São Miguel do Iguaçu, por meio do presidente regional, Adenilson Zanelatto. Também a CIBIogas que tem sede em Foz do Iguaçu e acredita no potencial e na força do esporte em uma cidade como São Miguel. 

Entre jogos do campeonato e outras participações do time os torcedores tiveram a oportunidade de assistir ao amistoso entre o São Miguel e o Magnus, de Sorocaba. A equipe do interior de São Paulo, esteve no município uma semana depois de conquistar o Campeonato Mundial de Futsal, na Tailândia. Esse super jogo terminou empatado em 1×1. O que demonstra o potencial dos Amarelinhos do Oeste.

Conhecendo a forte ligação que a cidade tem com o futsal a Acesmil  apoia eventos ligados a esse esporte como a Copa Lions, disputada de 23 de novembro a 9 de dezembro e reuniu 48 equipes, do sub -7 ao sub- 15. Seis desses times receberam ajuda direta da associação. A interação constante a que se propõe  a Acesmil  se estende ainda ao  futsal feminino. Na Copa Oeste de Futsal  Sub- 17, a equipe apoiada pelo Amarelinhos do Oeste manteve a hegemonia de conquistas e ficou com o segundo lugar na classificação geral.

Outra importante participação do São Miguel Futsal  foi representando o município nos Jogos Abertos do Paraná. O vice-presidente da Acesmil, Márcio Morgan, ressalta que a intenção da associação é seguir apoiando as escolinhas de base. “Queremos que as crianças aprendam se divertindo. Isso é importante porque, eles estão numa idade onde são vivenciadas as primeiras experiências dentro de competições. Trabalhamos nessa etapa a formação dos pequenos como atletas, aprendendo a respeitar os treinadores, colegas e adversários”.