O 16º Salão Paranaense de Turismo encerrou nosábado (10), em Curitiba, com saldo superior às edições anteriores, registrando crescimento de 5% nos espaços comercializados. A feira contou com 169 estandes e 300 marcas expositoras, superando todas as expectativas tanto de quem participou com a finalidade de demonstrar seus produtos ou serviços quanto com a de quem esteve presente para troca de informações técnicas, qualificação e prospecção de parcerias. Prova disso é que 10% dos expositores já solicitaram reserva de espaço para a próxima edição.
Com a participação de agências de viagens, operadoras, empresas hoteleiras, companhias aéreas, locadoras de veículos, seguradoras, destinos, companhias de cruzeiros marítimos e prestadoras de serviços turísticos, entre outros, a presença de expositores internacionais da América Latina e Europa foi destaque e demonstrou a credibilidade do Salão. Ao todo, 2.400 agentes de viagens, 1.650 expositores, 1.950 profissionais do trade e 300 estudantes de Turismo, além da imprensa, movimentaram a Feira de Negócios e a 6ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná nos dois dias de evento.
Vitrine de oportunidades – A 6ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, realizada pela Secretaria de Estado do Turismo em paralelo ao Salão teve como objetivo apoiar a comercialização e promoção dos produtos turísticos regionais. Quem foi ao evento pode, ainda, assistir apresentações artísticas, conhecer os atrativos das dez regiões turísticas do Paraná e degustar comidas e bebidas típicas regionais.
O Salão Paranaense também foi uma vitrine de oportunidades para os micro e pequenos empresários do Paraná. Com uma área de atendimento e a realização de rodadas de negócios, o Momento Sebrae do Negócio reuniu 24 empresários de cinco regiões turísticas estratégicas do Estado (Litoral; Curitiba e Região Metropolitana; Campos Gerais; Londrina e região; e Iguaçu e Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu) com possíveis compradores entre operadoras e empresas de receptivo do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba e operadores do Uruguai. O estande do Sebrae também promoveu palestras voltadas para a capacitação técnica do empresariado, abordando temas como gestão e planejamento.
Qualificação – A programação técnica do evento também foi robusta e teve adesão record de participantes, com um aumento médio de 80% em relação a edição anterior. Houve diversas palestras e minicursos gratuitos, voltados para a capacitação profissional, aproveitamento de soluções disponíveis no mercado e apresentação de projetos e destinos.
No primeiro dia do evento, a programação começou com minicursos da Embratur – “Plano Aquarela” e do Google – "O mundo está mudando, a comunicação já mudou. E como você vai aproveitar as novas oportunidades?". Já no sábado, aconteceram as apresentações “Atacama aos olhos do cliente”, com Elaine Schneider e João Carlos Parra, da Orion Turismo; “Quatro estações para se encantar com o Canadá”, com Lucky Schnitzer, da Personal Brasil; e “Descubra a Patagônia Argentina ao sabor do tango”, com a Green Peace Operadora.
17º Salão – A próxima edição do evento já tem data definida e acontecerá dias 1 e 2 de abril. De acordo com Celso, a expectativa para o próximo ano é um crescimento de 10 a 15%. O calendário de 2012 também já foi confirmado, com o evento sendo realizado nos dias 13 e 14 de abril.