Autoridades e a comunidade iguaçuense prestigiaram a abertura solene da programação do Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu na quinta-feira (06). Todos enfatizaram a importância cultural que a leitura beneficia. Paulino Motter, membro da reitoria da Universidade da Integração Latino-americana (Unila), esteve presente em nome da Itaipu Binacional e da Unila, e comentou que a diversidade presente em Foz do Iguaçu necessita ganhar mais destaque. “Temos aqui um exemplo de como as diferenças podem ser um elemento pacífico”, disse. A comunidade espírita presenteou o SheikMohsin Al Husseini, que aproveita o momento para lançar seu livro “Passos no Caminho da Felicidade”, com um exemplar do Livro dos Espíritos de Allan Kardec traduzido para Árabe.
Ainda na solenidade de abertura a comunidade islâmica realizou a doação de 1000 livros para o Núcleo Regional de Ensino, que abastecerá as bibliotecas da rede de escolas estaduais de Foz do Iguaçu.
Fotos – Garon Piceli/Clickfoz |
Comunidade islâmica realizou a entrega de 1000 livros sobre a religião para o Núcleo Regional de Educação |
$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});
A programação do evento tem o apoio da secretaria municipal de Educação, que realizou uma agenda para que todos os estudantes da rede municipal participem dos dez dias do Salão. Gabriel Pazini, 19 anos, estudante, conta que participou de várias edições do evento e revela a sua paixão pela leitura. “Já no primeiro dia de evento vou levar vários livros. É interessante para a cidade, um bom avanço para a população”, comentou.
O Salão ainda conta com uma feira de expositores e livreiros, que estão disponibilizando descontos especiais para os dias do evento, como a Livraria da Caixa dos Advogados do Paraná, Revista Isto É, Livraria da CEOM, vários sebos.
Palestra Magna – A primeira palestra do Salão Internacional do Livro foi “A Necessidade da Arte” do roteirista de cinema e Tv, Alcione Araújo. Além de escrever para televisão, Araújo é romancista, ensaístas, cronista e dramaturgo. O escritor fez um ensaio sobre o começo da arte na humanidade e o processo de evolução da cultura. Araújo ficou conhecido nacionalmente pelo seu discurso, contrário ao do teólogo Leonardo Boff, quando disse que a arte atinge a transcendência.