Foto: Foz Destino do Mundo |
Dentro do Parque Nacional, os visitantes tem a chance de ficar "cara a cara" com o resposável por transformar o local em espaço público: Santos Dumont |
A exposição, que antecipa as comemorações do centenário do turismo, em 2016, faz parte da programação do 21º Salão Paranaense de Turismo. A mostra traz a evolução da atividade turística no Estado desde a visita do Pai da Aviação, considerado um dos grandes responsáveis pela criação do Parque Nacional do Iguaçu.
Quando conheceu as Cataratas do Iguaçu, Santos Dumont ficou tão impressionado com a beleza da paisagem que usou de todo o seu prestígio para pressionar o então governador do Paraná, Afonso Camargo, para que ali fosse criado um parque nacional aberto à visitação.
O local, que era então propriedade particular, foi declarado de interesse público para fins de desapropriação. Mas foi só em 1939 que o governo federal criou o Parque Nacional do Iguaçu, depois de ampliar a área desapropriada inicialmente.
O salão – O Salão Paranaense de Turismo, promovido e organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), reunirá profissionais do setor no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de representantes de países como Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
Serão mais de 80 expositores, movimentando cerca de 5 mil pessoas que visitam anualmente a feira e conferem as últimas novidades do turismo. O evento permite a promoção de negócios e consolidação de antigas parcerias entre agentes de viagens e expositores.