As lojas online são o novo fenômeno: pequenos negócios que começam na sala de casa têm o potencial de se tornarem grandes empreendimentos somente por meio da internet. No entanto, o sucesso ou fracasso do seu e-commerce depende das estratégias empregadas.
Nessa fase, tudo é tentativa e erro, mas valem dicas de especialistas e experientes no ramo para alavancar suas vendas; muitas, inclusive, gratuitas e com um preço acessível – tal qual a ferramenta crm preço, que veremos adiante.
Utilizando-se da tecnologia a seu favor, confira essa lista de seis ótimas dicas para impulsionar o tráfego de visitas e sua receita.
- Conheça seu público-alvo
O bom vendedor deve ter um nicho específico ao qual deseja atender com sua loja online. Seja ele o mundo geek, moda feminina ou itens únicos de papelaria, deve-se realizar uma pesquisa de campo, procurar se aprofundar nas necessidades e demandas desse grupo.
Caso necessário, a sua loja pode expandir determinado nicho ou restringi-lo, de forma a melhor servir e, portanto, obter mais sucesso no mercado.
O que pode ajudar nessa hora é recorrer ao crm gratis, uma vez que é importante conhecer seu público para selecionar novos produtos, pontos-chave na estratégia de marketing e adaptações para a sustentabilidade do negócio.
- Foque na experiência do consumidor
Desde o primeiro clique na ferramenta de buscas até o carrinho de compras, o cliente vai viver uma real experiência ao comprar seu produto: a questão é se ela irá se destacar, criando um vínculo com o comprador e o fidelizando à sua loja.
São pontos de interesse:
- Interface interativa e simples de usar;
- Efetividade dos call-to-action (botões de compra);
- Harmonia e identidade da marca;
- Pesquisa de satisfação do cliente.
Por isso, criar uma marca forte, apelativa e convidativa, com cores e símbolos que remetem ao seu negócio, bem como instalar-se em uma plataforma segura e fácil de navegar é importante para tornar-se referência no nicho do e-commerce.
- Turbine seu suporte ao cliente
A realização de compras online demanda cuidados como pesquisa, verificação da segurança e confiabilidade do site, cuidado com os dados pessoais protegidos por lei e inúmeros outros.
O chat será seu aliado na hora de matar essas dúvidas que impedem o cliente de dar o clique final na compra. Por isso, é importante estabelecer bons parâmetros de suporte pré, durante e pós-compra, assim como oferecer um atendimento humanizado, atencioso e que fidelize o consumidor.
- Invista em SEO e Marketing Digital
SEO, do inglês Search Engine Optimization, é a arte de otimizar os mecanismos de busca de forma a impulsionar a página do seu negócio. Quer seja rede social, plataforma associada ou própria, o destaque que mecanismos como o Google e Bing podem dar ao seu negócio se traduz em visibilidade, entregando seu conteúdo a nível nacional e até internacional.
De igual forma, o Marketing Digital promove também visibilidade e credibilidade ao negócio, podendo impulsionar e muito o tráfego e as vendas, podendo ser um grande aliado ter um crm online free como instrumento de análise de impacto do marketing.
Como diz o ditado popular, quem nunca é visto, nunca é lembrado! É imprescindível investir em marketing e ferramentas de SEO para obter destaque na aldeia global da internet.
- Timing: sazonalidade, tendências e ofertas
Por último, quem tem e-commerce tem que sempre estar por dentro do que está acontecendo: as novas ondas e inovações que darão o diferencial para a marca se destacar ao longo dos próximos meses.
Por isso, é importante o timing: elaborar estratégias de vendas por meio de ofertas, semanas especiais, com base em tendências e datas colaborativas que vão impulsionar suas vendas. A hora certa de lançar aquela campanha fará a diferença nos cliques e na receita da sua loja online.
Bônus: conhecimento é poder!
O segredo de usar a internet a seu favor é investir em conhecimento. Tem-se uma pluralidade de recursos de aprendizagem e cursos, até gratuitos, espalhados pela rede. A oferta, por exemplo, de manuais de escrita para comércio, de estratégias de vendas ou até cursos de crm online gratis podem ser encontrados. Vale a pena pesquisar.
Tendo visto essas cinco grandes estratégias para colocar em prática no seu negócio online, é importante salientar que o conhecimento de campo e o sucesso andam lado a lado.
A chave do e-commerce é estar por dentro do negócio; olhar, também, para setores subjacentes, procurar por parcerias que alavanquem sua marca e antecipar o mercado, sempre pesquisando as mais novas ferramentas e o mais novo produto que irá encantar seu público alvo.
Também vale a indicação de filtros de vendas e boards de análise dos processos do e-commerce, como apresentam alguns sistemas de crm gratuitos. De resto, cabe ao microempreendedor a exploração da internet para garimpar e estruturar uma loja que alcance clientes; na internet, o que não falta é ferramenta!
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.