Search
Previous slide
Next slide

Sábado tem plantão para vacina contra gripe H1N1em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu promove no sábado, (8), das 8h às 13h, nas unidades de Saúde da Vila Yolanda, Jardim América e no CEM (Centro de Especialidades Médicas), na Avenida Paraná, um dia especial para vacinar contra a nova gripe H1N1. O trabalho encerra mais uma fase da campanha que vacina jovens, doentes crônicos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos. Na segunda-feira (10), em todas as unidades de Saúde, tem início a campanha para mais um grupo de risco, que é o de pessoas entre 30 e 39 anos. Como a meta para jovens com idades entre 20 e 29 anos não foi alcançada no município, a imunização para esta faixa continua, bem como para gestantes e crianças entre seis meses e dois anos. A campanha segue até o dia 21 de maio.
 

 
Crianças – As crianças de seis meses a dois anos tomam a segunda meia dose da vacina, o que ocorre 30 dias após a primeira, intervalo necessário para o organismo produzir anticorpos e garantir imunidade contra a doneça. Esta segunda dose já estava prevista no calendário de vacinação. Os bebês que estiverem completando seis meses agora devem tomar a primeira dose.  Conforme o Ministério da Saúde,  no ano passado, as crianças entre seis meses e dois anos apresentaram o maior taxa de incidência de casos graves confirmados para influenza H1N1, com taxa de 154 por 100 mil habitantes, seguida pela população de 20 a 29 anos (56/100.000).
 
Cuidados – Além de chamar o grupo para a segunda dose, o Ministério da Saúde reforça a importância de manter as medidas de prevenção, como levar sempre as mãos, evitar tocar boca e olhos, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal, como copos e talheres, e cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Previous slide
Next slide