A PRC-280, entre Palmas e a BR-153, será restaurada com pavimento rígido em concreto. A técnica, conhecida como whitetopping, é inédita nas rodovias estaduais paranaenses e deve ser aplicada nos 59,55 quilômetros do trecho, incluindo pista de rolamento e acostamentos, do quilômetro 70,8 ao 130,35. O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), publicou este mês o edital de licitação para elaboração de projetos e execução da obra na região Sudoeste.
“O governo Ratinho Júnior está atendendo o Sudoeste paranaense com esta grande obra, inédita, de pavimento de concreto na PRC-280. Essa rodovia é um importante corredor de transporte da produção agroindustrial, atendendo inclusive a maior cooperativa agrícola do País, a Coamo, e precisava de um pavimento novo, resistente, capaz de lidar com os veículos pesados que circulam por ali”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “É uma conquista do Paraná em Obras, iniciativa que anunciamos há poucas semanas, e que já está mostrando seus primeiros resultados”.
A licitação acontece na modalidade Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCi), que permite a elaboração do projeto e execução da obra no mesmo contrato, com utilização de inovações tecnológicas. Empresas e consórcios interessados devem apresentar suas propostas técnica e de preços em sessão de abertura presencial no DER/PR, em Curitiba, no dia 26 de novembro, às 14 horas. Todas as informações estão disponíveis no portal Compras Paraná.
O prazo para execução completa dos projetos e serviços é de 450 dias (15 meses). Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico e nos primeiros 150 dias o Projeto Executivo de Engenharia da Obra. Os serviços preliminares da obra têm início já com a conclusão do Projeto Básico. O orçamento estimado é sigiloso, mas um levantamento inicial estima em R$ 120 milhões a execução.
“Um estudo comparativo estimou em R$ 120 milhões a restauração desse trecho da PRC-280 com pavimento de concreto, contra R$ 160 milhões para uma restauração em pavimento asfáltico. Além dessa economia inicial, de mais de R$ 40 milhões, serão necessários menos serviços de conservação e manutenção ao longo dos anos, pois o pavimento de concreto tem o dobro da vida útil do pavimento asfáltico”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.
Pela técnica de whitetopping, o pavimento atual receberá serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o pavimento de concreto. Serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.