Search
Previous slide
Next slide

Rodovia das Cataratas vai ganhar asfalto novo, mas Foz do Iguaçu mantém luta por duplicação

Previous slide
Next slide

A superintendência Regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no Paraná vai lançar na segunda-feira (24) o edital de licitação para obras de melhoria e adequação de trecho da rodovia BR-469 em Foz do Iguaçu, entre o trevo da Argentina e a entrada do Parque Nacional do Iguaçu.

De acordo com nota técnica do Dnit, serão contemplados 8,7 quilômetros da rodovia, com valor previsto de R$ 8.224.534,46 (janeiro de 2010). O valor poderá chegar a R$ 10.280.668,07, considerando a possibilidade de aditamento do contrato, em até 25%, conforme previsto no edital.

A solenidade de assinatura do edital será realizada às 13h30 no Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu, no quilômetro 13 da própria Rodovia das Cataratas. A expectativa é que em dois meses o processo licitatório para escolha da empresa esteja concluído. A previsão para o término das obras, a partir da assinatura da ordem de serviços, é de um ano, mas a expectativa do Dnit é que obra seja realizada ainda no segundo semestre deste ano.

Os recursos são do Ministério dos Transportes, a partir de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Giacobo (PR). Segundo ele, estão previstos no projeto a remoção e substituição de todo o asfalto do trecho; o alargamento da pista dos atuais 7,5 metros para 11 metros; construção de terceira faixa em trechos considerados mais críticos, como entrada de hotéis; construção de acostamento com 2 metros de largura em todo o trecho; construção de novo trevo de acesso para o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, além de paisagismo e sinalização.

O projeto, no entanto, não contempla a duplicação da rodovia, antiga reivindicação de entidades ligadas ao turismo. “Se no futuro, com a sinalização nova, o tráfego ainda pedir a duplicação, já teremos metade do trabalho pronto”, defendeu o deputado. “Essa é uma briga de 20 anos e temos que fazer o que for necessário”, acrescentou.

PNI fica fora – Já a adequação da rodovia dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com a troca do asfalto convencional por pavimentação de concreto, como defendem entidades ambientais, terá de esperar mais um pouco. Segundo o deputado, não há recurso previsto para esta obra. Ele espera destinar parte dos R$ 31,8 milhões que obteve em emenda parlamentar – e que vão financiar a adequação do trecho da BR-469 – para as obras dentro do parque. “Vou tentar usar esse recurso”, comprometeu-se.

Giacobo esclareceu ainda que o trecho urbano da rodovia, a partir do trevo da Argentina, em direção ao centro de Foz, cujo asfalto também está deteriorado, é de responsabilidade da Prefeitura. “Alí é o município que deve resolver. O Ministério dos Transportes não pode colocar dinheiro ali”, afirmou.

Previous slide
Next slide