Search

Rios Paraná e Iguaçu começam a baixar e risco de enchente é descartado

Foto: Itaipu Binacional
Nível de chuvas diminui e água deverá baixar, mas ainda manterá o espetáculo aos turistas

Depois de um longo período de cheia, o nível dos rios Paraná e Iguaçu começa a baixar a partir desta terça-feira (27), na região de fronteira. Segundo a Divisão de Hidrologia, a previsão é de pouca chuva nos próximos sete dias, pelo menos.

 

O nível do Rio Paraná vai baixar gradativamente. Na Ponte da Amizade, o nível está em 116,20 metros, ou 15,20 metros acima do normal. No pico da cheia, chegou a 16,5 metros acima do normal.

Pela manhã, entravam no reservatório 21.100 metros cúbicos por segundo, enquanto o vertedouro escoava 11.600m³/s. A vazão do vertedouro continua alta, mas ainda está abaixo do recorde registrado em setembro, quando o vertedouro foi aberto: 13.000 m³/s.

Se a previsão se confirmar, a situação dos bairros atingidos por enchentes, principalmente em Ciudad del Este, no Paraguai, deve se normalizar nos próximos dias, principalmente porque no Rio Iguaçu a vazão também está diminuindo.

Na confluência dos rios Iguaçu e Paraná, o volume atingiu nesta manhã 28.000 m³/s. Nas Cataratas, a vazão era de 6.000 m³/s, mas para quarta-feira (28) já deve diminuir para 5.000 m³/s. Volume de água mais do que suficiente para garantir um "show" para os turistas, sem causar estragos.

Espetáculo – Agora que o risco de enchentes diminui, uma boa notícia também para os turistas que visitarem Itaipu: a previsão é que no feriadão o vertedouro continue aberto. É bom aproveitar o espetáculo, que já não se sabe quanto tempo vai durar.