Search

Restaurantes de Foz do Iguaçu conquistam Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

Capitão Bar, Sushi Hokkai, Maki Sushi e Bona Trattoria receberam a certificação que atesta a qualidade das empresas na melhoria contínua de gestão e no atendimento ao cliente.

Referência em gastronomia e entretenimento na região trinacional, o Grupo Capitão de Foz do Iguaçu acaba de receber o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, concedido pelo Sebrae e Sistema Fecomércio às empresas do setor turístico que atendem a critérios de qualidade e gestão.  

Capitão Bar, Sushi Hokkai, Maki Sushi e Bona Trattoria foram certificados nesta sexta-feira (28), durante a 29ª Expo Turismo Paraná, em Curitiba. Os gestores dos restaurantes receberam os Selos nas categorias Prata e Bronze,  válidos para os anos de 2025 e 2026.

Para a diretora executiva do Grupo Capitão Isabel Salvatti, o reconhecimento reforça o compromisso das empresas com a qualidade no atendimento ao cliente e na melhoria contínua de gestão.

“Receber os selos de turismo na categoria gastronomia reafirma o compromisso do Grupo Capitão com a excelência em qualidade, fortalecendo nossas marcas como destinos gastronômicos de referência. Essa conquista nos diferencia no mercado, atrai turistas em busca de experiências autênticas e valoriza a cultura local, consolidando o nosso papel na cena gastronômica de Foz do Iguaçu”. 

Isabel afirma que os Selos – já conquistados em anos anteriores – trazem ainda mais credibilidade à marca.

“Turistas tendem a confiar mais em estabelecimentos certificados, o que pode aumentar o fluxo de clientes de fora da cidade. Em um mercado competitivo, o selo funciona como um diferencial que comunica confiança e qualidade”, pontuou. 

O reconhecimento dos serviços de alta qualidade em gastronomia também é um aspecto importante para o destino, como afirma o novo secretário estadual de turismo, Leonaldo Paranhos. 

“O Paraná está vivendo um momento fantástico com números que mostram o crescimento em diversas áreas e no turismo não é diferente. Eu encontrei uma secretaria muito bem estruturada, que conseguiu atrair turistas e gerar emprego e renda. A gastronomia é um dos segmentos que tem impacto nesses números. O turista quer, além de um bom lugar para dormir e visitar, um bom lugar para se alimentar e os paranaenses estão conseguindo mostrar o potencial gastronômico do Estado”, disse.

Selo de Qualidade

Para receber o Selo, a empresa passa por um processo de avaliação do Sebrae, que faz um diagnóstico inicial e traça um plano de ação, a ser executado pelas equipes.

O processo de certificação é composto por duas etapas: a primeira é o “Turbine”, um produto do Sebrae de adequação para as empresas que tenham interesse em melhorar a gestão interna e impactar a percepção de valor pelo cliente. Dentro dele, existe o “turista oculto”, onde avaliadores trabalham de forma anônima atestando os processos, apontando os pontos fortes e pontos de melhoria na jornada do cliente; além de um diagnóstico que avalia com critérios objetivos como a empresa está dentro de exigências do mercado, nesse caso, do ramo da gastronomia.

A segunda etapa é o processo de auditoria da chancela do Selo, feita pela Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná). Todo o processo dura em média um ano e para concorrer ao Selo, a empresa participante precisa obter uma nota mínima de 80 pontos.

“O Selo é uma ótima oportunidade para a empresa ter as boas práticas chanceladas e também se destacar dentro do mercado”, completa a gestora de projetos em turismo no Sebrae Paraná, Maisa Silvestre.

O Selo de Qualidade do Turismo é destinado a empresas de vários segmentos, como hospedagem, gastronomia, agências de turismo, transporte turístico, locação de veículos e organização de eventos 

Este ano, 38 empresas do segmento da gastronomia foram chanceladas no Estado, sendo 10 de Foz do Iguaçu.

Grupo Capitão

Fundado por Isabel Salvatti e Iti Raffagnin, o Grupo Capitão completou 25 anos em 2024 e se destaca por oferecer a moradores e turistas “experiências inesquecíveis que vão além da gastronomia”. 

Hoje são 13 empreendimentos, sendo 6 em Foz do Iguaçu e 7 em Ciudad del Este, no Paraguai. São eles: Capitão Bar Foz, Sushi Hokkai, Maki Sushi, Bona Trattoria, Santo Cupim e Casa TropCalia, além do Capitão CDE, Hokkai CDE, Redd’s Burger, Bistron e Hokkai Monalisa, a danceteria +595 Lounge e o  Capitão KM8.

SERVIÇO

Capitão Bar

Av. Jorge Schimmelpfeng, 288, Centro, Foz do Iguaçu/PR
(45) 99962-0400 (WhatsApp)
capitao.bar

Sushi Hokkai

R. Marechal Deodoro, 544, Centro, Foz do Iguaçu/PR
(45) 99921-6916 (WhatsApp)
sushihokkai.com.br

Bona Trattoria 

R. Almirante Barroso, 883, Centro, Foz do Iguaçu/PR
(45) 99924-7162 (WhatsApp)
bonatrattoria.com

Maki Sushi

R. Almirante Barroso, 911, Centro, Foz do Iguaçu/PR
(45) 99941-6574 (WhatsApp)
makimaki.com.br

Fotos: Assessoria/Divulgação