Search
Previous slide
Next slide

Responsabilidade, ética e lucro nas empresas

Previous slide
Next slide

 

Coluna sobre empreededorismo Empresa Jr.-PTI

 

Não é difícil encontrar empresas que inserem na sua missão o termo responsabilidade social, aliás, é bem fácil, uma busca rápida no Google pode comprovar isso. Inserir as duas "palavrinhas mágicas" na missão ficou tão comum que em minha opinião, já virou clichê barato.

 

Mas o que eu quero tratar aqui é a implicação do conceito Responsabilidade Social porque tenho percebido muito empresário se perder pelo caminho fingindo que sua empresa é responsável quando na verdade é um poço de hipocrisia corporativa.

 

Transcrevo um conceito que é de consenso entre muitos autores: Responsabilidade Social "é o comportamento ético e responsável na busca de Qualidade nas relações que a organização estabelece com todos os seus Stakeholders, associado direta e indiretamente ao negócio da empresa, incorporado à orientação estratégica da empresa, e refletindo em desafios éticos para as dimensões econômicas, ambiental e social." (KARKOTLI e ARAGÃO, 2004)

 

De todo este conceito, há duas palavras que são as mais importantes: "responsabilidade" e "ética".

 

Ética: Pense nos exemplos abaixo, são atitudes éticas? São comuns pra você? Você faria na sua empresa?

– A empresa passa o ano todo vendendo comida com ingredientes cancerígenos prejudicando a saúde dos clientes, mas uma vez por ano promove “O dia contra o câncer”. Lindo, não acha?!

– A empresa gasta uma determinada quantia em “ações sociais”, porém gasta o triplo com publicidade para divulgar tais ações.

– O sujeito “indica” aos seus seguidores em redes sociais pacotes de ajuda para desabrigados pelas enchentes. Porém tais pacotes são vendidos por empresas em que ele é sócio.

– Todo feriado de natal a empresa promove a doação de centenas de cestas básicas para pessoas carentes, mas durante o ano sonegou tributos e se recusou a pagar horas-extras aos funcionários.

 

Como podemos perceber, a ética tem muito a ver com a coerência com a qual as empresas cumprem suas responsabilidades.

 

Responsabilidade: São as obrigações que a empresa assume com seus diversos públicos. E quais são essas obrigações? Vou elencá-las:

 

GERAR VALOR PARA SEUS AGENTES INTERNOS (Proprietários, investidores e colaboradores): Essa é a MAIOR obrigação de uma empresa!! Um empreendimento precisa justificar os investimentos financeiros, humanos e materiais utilizados em sua constituição! É inconcebível e irresponsável uma empresa não gerar valor por meio de suas operações. E o que é valor? Valor é riqueza, é retorno do capital investido, Valor é lucro! E porque o lucro é tão importante? Simples, porque existe uma função social no lucro, empresas lucrativas são essencialmente competitivas, são fundamentais às economias locais e ao desenvolvimento social porque geram empregos diretos e indiretos, movimentam cadeias de fornecimento e de consumo. Quanto mais lucrativas e competitivas forem as empresas de um país, mais competitivo ele será. Por isso, digo com todas as exclamações possíveis, responsável social é o empresário que investe na competitividade de sua empresa, que melhora o atendimento aos clientes, que investe em inovação e na otimização dos processos, que amplia os negócios e contrata mais trabalhadores.

 

GERAR VALOR PARA A SOCIEDADE: A empresa responsável deve entregar ao mercado bens e serviços adequados, seguros e que de alguma forma melhorem a vida das pessoas. É totalmente irresponsável lucrar vendendo produtos ruins. Se você quer saber em que pé está a responsabilidade das empresas com seus clientes, clique aqui e veja o que os clientes têm falado delas.

 

RECOLHER OS TRIBUTOS DEVIDOS: Faz sentido cumprir os itens anteriores e não pagar os tributos corretamente? Conheço casos de empresários que investem em sistemas sofisticados para burlar a legislação tributária com a justificativa de que a carga tributária é muito alta, ora, há outros mecanismos para se lutar pela diminuição de impostos, uma dica no item abaixo.

 

INCETIVAR A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE DIRIGENTES E COLABORADORES: Sabe o que é isso, é parar de reclamar do governo, da concorrência, da carga tributária e fazer alguma coisa pra mudar essa realidade. Talvez a atitude mais significativa que um empresário pode tomar em nome da responsabilidade social é participar de um conselho municipal, ou de uma Associação Comercial ou de um conselho comunitário. Deixo aqui a dica do OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL, uma das organizações que mais tem atuado neste país para a diminuição da carga tributária e correta aplicação dos recursos públicos.

 

RACIONALIZAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS E ADOTAR MEDIDAS DE PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: Nenhum empresário, precisa ser megalomaníaco e demagogo como algumas empresas por ai, que pensam que para ser ambientalmente responsáveis devem tentar salvar as baleias do pacífico sul. É só cumprir a legislação ambiental, só! Cumprindo a lei o empresário fará uma grande coisa, porque os desastres e "acidentes" naturais causados por empresas só acontecem porque alguém, em algum momento, deixou de cumprir a legislação.

 

Responsabilidade Social é conceito, ética é conduta, são faces da mesma moeda, são teoria e prática. E o desafio do empresário é diminuir a distância entre o conceito e a conduta, como diria Paulo Freire: "As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos"

 

Haralan Mucelini
Conselheiro
(45) 3576-7096
atendimento@crescerjunior.com.br

 

 
 

 

 

Empresa Junior é uma associação sem fins lucrativos criada por um ou mais cursos de qualquer universidade para prestar serviços na área de estudo com um preço acessível e foco no desenvolvimento do acadêmico e da universidade

 

 

Previous slide
Next slide