Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe policiamento montado e novas viaturas

Previous slide
Next slide

Fotos: Arnaldo Alves/SECS
 

O governador Roberto Requião e o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Anselmo José de Oliveira, lançaram na quarta-feira (24) o Policiamento Montado em Foz do Iguaçu. Também foram entregues sete viaturas ao 14º Batalhão de Polícia Militar. O grupo da cavalaria é composto por 28 policiais militares, que vão atuar no policiamento ostensivo preventivo e repressivo “O patrulhamento montado é muito eficiente, usado pela Polícia de todo o mundo. Pelos bairros, os cavalos andam devagar e os policiais podem ver sobre os muros, portanto, têm melhor observação”, disse Requião.

O governador destacou também que o problema da criminalidade na região de fronteira só será resolvido com a redução da criminalidade na Argentina e, principalmente, do Paraguai. “No Paraguai, a insegurança é gerada pela pobreza. O Brasil tem que se preocupar com estes países de fronteira e estamos dispostos a dar as mãos para solucionar estes problemas. Temos que pensar de forma integrada”, afirmou Requião.

A instalação da cavalaria e a entrega das viaturas na região de Foz são duas das ações previstas pelo programa montado pela Secretaria da Segurança Pública a partir do geoprocessamento, conforme destacou o secretário Luiz Fernando Delazari. “Fizemos um mapa do crime e identificamos os problemas característicos da região. Organizamos um trabalho que vem sendo executado com muita intensidade e os resultados podem ser vistos na redução drástica da criminalidade”, disse.

Redução – Na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o de 2008, os índices de criminalidade caíram 30% e os de homicídio, quase 30%, conforme apontou o comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Anselmo José de Oliveira. Ele destacou alguns programas do Estado que têm contribuído para os índices, como Patrulha Escolar, Força Samurai, Operação Foz Segura.

Anselmo disse ainda que o Estado vai lançar em Guaíra, a Operação Samurai. “Será um programa de reforço das ações da Polícia Militar nos municípios ribeirinhos e de combate ao narcotráfico e contrabando de armas, junto a Polícia Federal”, disse o comandante da PM do Paraná. Segundo Requião, helicópteros do Estado serão deslocados para trabalhar com a Polícia Federal.

Reforço "animal"- O grupo da cavalaria é composto por 28 policiais militares, que vão atuar no policiamento ostensivo preventivo e, se necessário, repressivo, visando sempre à integração com a comunidade. De acordo com comandante do Batalhão, tenente-coronel Mauro Alves Pinto, os policiais ficarão dispostos em locais estratégicos, como a avenida República Argentina. “A cavalaria é muito importante dentro das cidades e também para a região porque temos dois rios, o Iguaçu e o Paraná, que são de difícil acesso pelo policiamento convencional. Com os animais, os policiais terão mais mobilidade”, comentou.

Os policiais passaram por treinamento por dez meses, em Curitiba, conforme explicou o comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel, Heraldo Regis da Silva. Primeiro, eles fizeram o curso padrão para da Polícia Militar. Em seguida, o curso técnico da Polícia Montada, que aborda equitação, ecologia, tratamento dos animais e tiro montado.

Além de Foz do Iguaçu, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa, Almirante Tamandaré e Cascavel receberam policiamento montado. Segundo Heraldo, o Governo do Estado comprou 120 animais, em um investimento de R$ 300 mil, e contratou novos policiais, por concurso público. “Os policiais estão preparados para bem atuar na cavalaria em todo o Estado”, avaliou o comandante do Policiamento do Interior, coronel Amaro do Nascimento Carvalho.

O prefeito Paulo Mac Donald agradeceu o apoio do Governo do Estado no combate a criminalidade em Foz. “As pesquisas de opinião mostram que a segurança publica é a maior preocupação das pessoas de Foz. Então, neste momento, agradeço o apoio e o esforço do Estado e, junto com programas da prefeitura, vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas da região”, disse.

VIATURAS – Das sete viaturas entregues ao 14º Batalhão de Polícia Militar, cinco ficarão em Foz do Iguaçu, um será encaminhado a São Miguel do Iguaçu e outro a Medianeira. O Batalhão dispõe de mais de 100 policiais, responsáveis pelo atendimento de cinco cidades: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missali, Medianeira e Serranópolis do Iguaçu. “Essas viaturas vêm fortalecer o atendimento da Polícia Militar nesta região”, destacou o comandante do Batalhão, tenente-coronel Mauro Alves Pinto.
 

Previous slide
Next slide