Os professores e funcionários das escolas municipais de Foz do Iguaçu que aumentaram o índice de aproveitamento no IDEB/2011- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, vão receber a gratificação pelos resultados conquistados. O chamado 15º. Salário será pago a 33 escolas. O pagamento do prêmio por resultado está previsto no decreto 21.404/2012, mas não foi realizado pela administração passada. O prefeito Reni Pereira, disse que vai honrar esse compromisso, porque entende que “os professores e a comunidade escolar fizeram a sua parte junto ao município”. O prêmio por desempenho é baseado nos resultados alcançados na prova de 2009 e as metas estabelecidas pela Secretaria Municipal da Educação para 2011.
Foto: AMN |
![]() |
O pagamento dessa gratificação pelas conquistas no IDEB, também é um reconhecimento à capacidade dos professores, equipe pedagógica e na inteligência dos alunos do município. |
“Nós vamos buscar amparo jurídico para reconhecer esse compromisso, porque ele sequer foi contabilizado e para que possamos inscrever essa dívida em restos a pagar. Não será pago tudo de uma vez, porque não temos dinheiro, mas iremos parcelar”, garantiu o Prefeito. O pagamento, de mais um salário integral as equipes das escolas, que vai desde a merendeira, auxiliares, supervisores, professores e diretores, não está incluído na dívida de R$ 63 milhões herdados pela atual administração.
Os resultados foram divulgados em 2012 e o município atingiu a média 7, uma das maiores e melhores do país. Para o prefeito de Foz do Iguaçu, o pagamento dessa gratificação pelas conquistas no IDEB, também é um reconhecimento à capacidade dos professores, equipe pedagógica e na inteligência dos alunos do município. “Esse incentivo pelo trabalho de excelência realizado nas unidades de ensino do município será mantido”, disse Reni que anunciou ainda o envio, no mês de março, à Câmara de Vereadores de um projeto de bonificação por meritocracia. Segundo ele, este é um compromisso assumido de valorização dos servidores públicos e entre eles os professores.
A confiança na capacidade dos professores e dos alunos da rede municipal leva o prefeito a apoiar a secretária municipal da Educação, Shirlei Ormenese Carvalho, que questiona a formação na Câmara de Vereadores de uma comissão especial, para investigar o IDEB. Reni Pereira destacou que esse ato não tem nenhum víeis da administração.