Após mais de 100 dias de fronteiras fechadas, por conta da quarentena causada pela pandemia do coronavírus, a equipe da Loumar Turismo resolveu testar o morador da fronteira para descobrir se, os antes, moradores agraciados por ter à mão, o melhor dos três países, ainda conseguem distinguir e diferenciar os distintos sabores.
Para o primeiro teste do projeto “Sabores da Fronteira” a equipe da Loumar Turismo escolheu um produto que sempre proporcionou opiniões polêmicas junto a seus consumidores. Cerveja é uma das paixões nacionais dos brasileiros, mas na fronteira há quem discorde quando o assunto é eleger qual é a melhor entre as brasileiras, paraguaias e argentinas. Por isso, a cerveja foi o produto escolhido para essa primeira “degustação a cegas” que colocou em dúvida a capacidade de dois conhecidos “consumidores” do produto na fronteira.
Os consumidores
André Vinícius é morador da fronteira e frequentador assíduo das cidades fronteiriças na pré-pandemia. Além disso, André foi, durante muito tempo, sócio proprietário de um badalado bar de Foz do Iguaçu.
Kaká Souza é representante do setor turístico e conhecido como “especialista” quando o assunto é Compras no Paraguai, mas segundo ele, sua maior especialidade é a gastronomia da tríplice fronteira.
As cervejas
Para o teste cego, a equipe da Loumar Turismo selecionou alguns rótulos de cerveja entre os disponíveis na fronteira. Vale lembrar que, devido justamente ao fechamento de fronteiras, a equipe teve algum trabalho para conseguir exemplares de cervejas do Paraguai e da Argentina, por isso, nem todas as marcas puderam entrar no teste, porém, mesmo com essa dificuldade, o teste contou com representantes dos três países. São elas: Antártica Original, Promalcer e Patagônia (fabricação nacional) representando o Brasil, Quilmes e Patagônia representando a Argentina e Munich representando o Paraguai.
O teste
Para degustar as cervejas, opinar e escolher as melhores, os participantes não tiveram acesso à informação dos rótulos participantes. As bebidas eram servidas em um local fechado e entregues aos participantes em uma taça. Os dois participantes precisaram responder se a cerveja era boa, se comprariam a cerveja que estavam degustando, qual era seu retrogosto e com quem gostariam de estar tomando a cerveja. Apenas após o veredicto, o rótulo de cada cerveja foi revelado aos participantes.
“Eu fiquei muito surpreso com o resultado. Eu não sabia que me deixava influenciar tanto pela marca.” afirmou André Vinícius, um dos participantes do teste.
De acordo com a equipe da Loumar Turismo, o vídeo do teste foi muito bem recebido pelos seguidores da empresa nas redes sociais e e projeto “Sabores da Fronteira” deve ter novos episódios, convidando moradores da fronteira para degustar, às cegas, outros produtos da Tríplice Fronteira. Veja o vídeo completo: