Mais de 1,4 milhão de estudantes da rede estadual de ensino teve o primeiro dia de aula nesta segunda-feira (8). Os professores, que retornaram às atividades na semana passada, receberam os alunos nas 2.136 escolas do Paraná. Com a expectativa de um ano produtivo para estudantes e professores, a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, orientou os pais para que participem da vida escolar de seus filhos já neste primeiro momento. “Cabe a eles a responsabilidade de acompanhar não apenas o filho, mas também as ações realizadas pela escola.”
Euforia – A ansiedade dos alunos era evidente. Em frente à Escola Estadual República Oriental do Uruguai, os estudantes colocavam a conversa em dia, e grupos de amigos reuniam-se curiosos para ver em qual turma estavam.
Novidades – A novidade para os alunos e professores é a alteração do calendário escolar nas férias de julho. A Secretaria da Educação (Seed), por recomendação da Secretaria da Saúde (Sesa), aumentou o período das férias de inverno, como forma de prevenção ao alastramento do vírus H1N1 (gripe A). O calendário prevê recesso de 19 de julho a 15 de agosto.
Os professores estaduais terão outra novidade neste ano. Pela primeira vez na história da educação pública paranaense, todos os professores terão o documento que fundamenta e orienta o ensino das disciplinas do currículo escolar. São os livros das Diretrizes Curriculares da Educação Básica, frutos de discussão coletiva que envolveu os professores da rede estadual de ensino.