A Receita Federal está realizando na manhã de quinta-feira (9), em Curitiba, a Operação Evolução, voltada ao combate dos crimes de contrabando e descaminho. De acordo com a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita, 50 servidores estão participando da fiscalização de 13 lojas de um shopping, previamente selecionadas.
Os servidores da Receita estão verificando se os produtos estrangeiras encontram-se em situação regular. Serão apreendidas as mercadorias pirateadas ou que apresentem indícios de serem resultado de contrabando ou descaminho.
Todo o material apreendido será lacrado e encaminhado ao depósito da Receita Federal, onde aguardará os procedimentos de fiscalização, de acordo com as normas da Fazenda Nacional.
Os comerciantes fiscalizados deverão comparecer na data, horário e local estabelecidos para os procedimentos de abertura dos volumes, verificação dos produtos e lavratura dos termos/autos competentes. Na ocasião, eles poderão apresentar os documentos comprobatórios sobre a regularidade fiscal das mercadorias, no caso de não terem sido apresentados no momento da operação.
A Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal divulgará ainda nesta quinta-feira (9) um balanço da operação.