Search

Receita Federal e Prefeitura de Foz celebram 60 anos da Ponte da Amizade

Solenidade no Mirante Binacional homenageou a história da ponte e inaugurou o Mural da Integração.
Mural da Integração com a obra Coexistir de Igor Izzy. Foto: Kaká Souza.

Na manhã da última sexta-feira (28), a Receita Federal e a Prefeitura de Foz do Iguaçu realizaram uma cerimônia no Mirante Binacional da Ponte Internacional da Amizade para comemorar os 60 anos da estrutura. O evento contou com a inauguração do Mural da Integração, composto pelas obras Coexistir, do artista Igor Izy, e Amizade, dos artistas Pas Schaefer e Mavi Morais.

Homenagem à integração Brasil-Paraguai

Prefeito Silva e Luna, Secretário de Turismo Jin Bruno Petrycoski, Superintendente Fabio Boschi e delegado Césa Vianna. Foto: Kaká Souza.
Prefeito Silva e Luna, Secretário de Turismo Jin Bruno Petrycoski, Superintendente Fabio Boschi e delegado Césa Vianna. Foto: Kaká Souza.

O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o superintendente da Receita Federal na 9ª Região Fiscal, auditor-fiscal Fábio Eduardo Boschi; o delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Cézar Augusto Vianna; o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; o governador de Alto Paraná (Paraguai), César Torres; o presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Paulo de Brito, e o administrador da Aduana de Ciudad del Este, Alcides Brizuela. Também estiveram presentes representantes civis, militares e eclesiásticos.

Ponte da Amizade completa 60 anos desde sua inauguração oficial. Foto: Kaká Souza.

A Ponte Internacional da Amizade, inaugurada em 27 de março de 1965, é um dos principais marcos da integração entre Brasil e Paraguai. Construída como parte de um acordo entre os dois países, a ponte fortaleceu laços econômicos e diplomáticos. Com 552,4 metros de extensão e um arco principal de 290 metros, a estrutura se tornou um dos maiores eixos comerciais do Mercosul, facilitando o trânsito de mercadorias e pessoas entre as nações.

Arte que simboliza união e preservação

O mural Coexistir ocupa mais de 100 m² do muro entre o fim da ponte e a aduana, retratando a convivência entre onças e humanos. Criado pelo Projeto Onças do Iguaçu em parceria com Igor Izy, a obra busca sensibilizar a população sobre a preservação da onça-pintada e reforçar a importância da conexão entre os povos.

Parte da obra 'Coexistir" do artista Igor Izzy. Foto: Kaká Souza.
Parte da obra ‘Coexistir” do artista Igor Izzy. Foto: Kaká Souza.

Amizade, de Pas e Mavi, está na parte interna do Mirante Binacional e simboliza a parceria entre Brasil e Paraguai. A obra destaca a beleza natural dos dois países e foi idealizada para deixar um legado de integração e harmonia.

Parte da obra 'Amizade', do artista Pas Schaefer. Foto: Kaká Souza.
Parte da obra ‘Amizade’, do artista Pas Schaefer. Foto: Kaká Souza.

Discursos e homenagens

Delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Cézar Augusto Vianna. Foto: Kaká Souza.

O delegado Cézar Vianna destacou a relevância da ponte como elo diplomático, turístico e comercial. Ele ressaltou o papel da obra de arte na valorização da entrada de turistas na cidade e agradeceu às entidades envolvidas no projeto.

Superintendente da Receita Federal na 9ª Região Fiscal, auditor-fiscal Fábio Eduardo Boschi. Foto: Kaká Souza.

O superintendente Fábio Boschi reforçou a importância da aduana para o desenvolvimento regional, classificando a cidade como o “grande portal do Mercosul”.

Prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna. Foto: Kaká Souza.

O prefeito Joaquim Silva e Luna também discursou, ressaltando a relevância da ponte e sua história:

“Celebramos o presente e comemoramos o passado. Há sessenta anos, governantes ousaram construir essa ponte em apenas quatro anos. Hoje, reforçamos essa união com a segunda ponte já concluída. A conexão entre Brasil e Paraguai continuará por mil anos. Quanto mais integração econômica tivermos, melhor para os dois países.”

César Landy Torres, Governador do Departamento de Alto Paraná (PY) entrega reconhecimento pelo trabalho de Agenor Soares dos Santos. Foto: Kaká Souza.
César Landy Torres, Governador do Departamento de Alto Paraná (PY) entrega reconhecimento pelo trabalho de Agenor Soares dos Santos. Foto: Kaká Souza.

Durante o evento, trabalhadores que participaram da construção da ponte receberam Certificados de Agradecimento, entre eles Domingos Soster (topógrafo), Agenor Soares dos Santos (responsável pela iluminação) e Joaquim Pinto de Oliveira (desenhista e chefe de seção técnica).

Mural da Integração. Foto: Kaká Souza.

O evento foi encerrado com o descerramento de placas comemorativas e, a partir de agora, o Mirante Binacional passa a integrar a lista de atrativos turísticos gratuitos da região.