Na manhã desta quinta-feira (3), a Receita Federal, em parceria com a Polícia Federal e a Força Nacional, realizou duas grandes apreensões de drogas durante operações de rotina na aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu. Ao todo, foram apreendidos mais de 430 kg de substância análoga à maconha em veículos que tentavam entrar no Brasil.
Na primeira abordagem, os agentes fiscalizaram um carro de placa paraguaia conduzido por um cidadão paraguaio. Após uma inspeção detalhada, foi descoberto um fundo falso no compartimento de som do porta-malas, onde estavam escondidos 251 tabletes da droga, totalizando 196,8 kg. O motorista foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal junto com o veículo e a droga.
Mais um fundo falso
Pouco tempo depois, em outra abordagem, mais 240 kg de maconha foram apreendidos em um veículo que também cruzava a fronteira. O motorista, também paraguaio, demonstrou nervosismo durante a fiscalização, o que levou os agentes a realizar uma busca minuciosa. A droga foi encontrada em um fundo falso no assoalho do carro. Assim como na primeira ação, o condutor foi preso em flagrante e levado à delegacia.
As apreensões refletem o esforço contínuo da Receita Federal no combate ao tráfico de drogas nas fronteiras. Até o momento, somente este ano, já foram apreendidas mais de 14,5 toneladas de maconha pela instituição. A participação da população é fundamental, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Com Informações: Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR
Fotos: Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal/Divulgação