Foto: Assessoria |
Operação tem a participação de vários órgãos federais e estaduais |
No período de 24 de abril a 10 de maio, que corresponde aos primeiros 17 dias da Operação Fronteira Blindada – Ação Escudo, as atividades na região oeste do Paraná foram realizadas principalmente na praça de pedágio situada no município de São Miguel do Iguaçu, na barranca do lago de Itaipu e também em estradas secundárias da região.
Esta ação visa prevenir e combater os crimes de contrabando e descaminho, tráfico de drogas, armas, munições, medicamentos e outros crimes praticados, em especial com enfoque em produtos que ingressam ao Brasil por meio do Paraguai, de modo a proteger os interesses do país e evitar a circulação de produtos nocivos que causam danos à saúde das pessoas.
A integração entre as instituições, envolvendo contingentes da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná (PM / Batalhão de Polícia de Fronteira – BPFron), Polícia Civil, Divisão Estadual do Narcótico (Denarc) e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (DIEP), tem se mostrado determinante para o alcance dos objetivos da operação.
Os resultados obtidos nestes 17 dias foram bastante expressivos. Foram realizadas até o momento 38 prisões em flagrante e apreensões de três armas e um simulacro, 140 munições e quatro carregadores; 403 quilos de maconha e 130 gramas de cocaína; 12.840 comprimidos de medicamentos, 99 unidades de anabolizantes e aproximadamente R$ 990 mil em mercadorias apreendidas. Além disso, foram retidos 34 veículos, incluídos caminhões, ônibus, vans, motos e veículos de passeio.
A ação Escudo continua na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu, de forma permanente e ininterrupta (24 horas por dia), com auxílio de cães farejadores, scanners de bagagem e de veículos, além das equipes volantes atuando na região.