Search
Previous slide
Next slide

PTI seleciona bolsistas para projeto Espaço do Barrageiro em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide
 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

São oferecidas duas bolsas de Iniciação Tecnológica Inovação (ITI), para acadêmicos de História, e uma bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI), para profissional graduado e com experiência na área.

O projeto Espaço do Barrageiro tem como objetivo resgatar, preservar, valorizar e difundir a memória dos operários que construíram a Itaipu Binacional — denominados “barrageiros”. O espaço, que comporá as atrações do Complexo Turístico Itaipu, possibilitará aos visitantes conhecer quem foram esses trabalhadores e como era o seu cotidiano, durante todas fases da construção da Usina.

Até o momento, foram realizadas atividades de busca, pesquisa e seleção de material sobre os barrageiros. A próxima etapa compreende, além da continuidade dessas ações, a montagem do espaço. A intenção é que, no início de 2011, algumas salas já estejam prontas para visitação pública.

Bolsas – As bolsas para ambas as modalidades terão duração de 12 meses. Para o bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o auxílio mensal oferecido é de R$ 2.190. Já para Iniciação Tecnológica Inovação, o valor é de R$ 360 por mês.

Na modalidade de DTI, as atividades serão a criação e organização de acervo histórico; pesquisa e contextualização da memória da vida dos barrageiros durante a construção da Itaipu e pesquisa e contextualização histórica da época da obra; coordenação dos trabalhos de identificação, localização e recuperação das mobílias e demais objetos de interesse para reconstituição de ambientes e das atividades que envolvam as entrevistas com a comunidade envolvida na construção da Usina.

Já os bolsistas de ITI prestarão apoio aos trabalhos de pesquisa, seleção, recuperação e guarda de registros históricos e auxiliarão na localização, contato, sensibilização e captação das entrevistas com os ex-barrageiros, empregados mais antigos e demais membros da comunidade envolvida no projeto.

Requisitos – Os candidatos à modalidade DTI devem ter graduação completa em História, desejável Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu em História ou História Social; possuir experiência em atividades de pesquisa histórica e/ou memória histórica, estudos relativos à memória regional, pesquisa, resgate e organização de acervo.
 
Já para a modalidade ITI, os interessados devem estar regularmente matriculados em curso de graduação em História, de Instituições de Ensino Superior situadas no município de Foz do Iguaçu ou região, além de possuir disponibilidade para a realização de atividades em período diurno.
 
Cronograma – Os documentos para inscrição poderão ser submetidos até o dia 23 de julho e serão analisados até 28 de julho. A entrevista com os candidados selecionados está marcada para 29 de julho, e o resultado final dos aprovados será divulgado até 2 de agosto.

Para obter mais informações, basta acessar o site do PTI, ou enviar e-mail para a coordenadora do projeto, Sylvia Simões Braga (sylvia@pti.org.br). É possível, ainda, entrar em contato pelos telefones (45) 3520-6524 e 9976-1839, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Previous slide
Next slide