Search

PTI faz protetores faciais para quem atua na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19

Foto: Assessoria

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) se juntou a instituições de ensino e empresas para a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), utilizando impressoras 3D, que serão utilizados pelos profissionais de saúde de Foz do Iguaçu no enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Desde a última semana, o PTI disponibilizou seus equipamentos e equipe para a impressão de protetores faciais que, inicialmente, estão sendo testados por profissionais do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Também está sendo testada e viabilizada a impressão de outros materiais para auxiliar o atendimento de possíveis pacientes com covid-19, como válvulas e tubos.

Após a validação dos primeiros protetores faciais entregues, na última sexta-feira, 27, pela equipe do Hospital Municipal, serão feitas, inicialmente, 100 máscaras que serão destinadas à Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu.

O diretor superintendente do Parque Tecnológico, General Eduardo Garrido, explica que a participação do PTI no projeto é relacionada com o propósito da instituição, de “integrar e transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade”.

“Entendemos que todos os esforços possíveis devem ser feitos, de forma coordenada e organizada, para suprir as necessidades imediatas dos profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento da doença. Por isso, nossos profissionais, equipamentos e insumos estão à disposição”, afirma Garrido.

Além do PTI, fazem parte da iniciativa a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade da Integração Latino-americana (Unila), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Nishioka Eletrônica, CRTL 3D, Artesanato Iguassu, Pró-heróis Foz do Iguaçu, Grupo Impressora 3D vs Covid-19, Foz Mil Grau e Criativa 3D.