O Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu (Plano Mobi Foz), elaborado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com a Prefeitura de Foz e apoio de diversas instituições e universidades, será entregue nesta sexta-feira, 23, em uma cerimônia especial marcada para às 10h, no espaço Milton Santos, do PTI. Estão confirmadas as presenças do Diretor Superintendente do Parque, Ramiro Wahrhaftig, do prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e representantes das instituições que colaboraram com a elaboração do Plano Mobi Foz.
O Plano será entregue pelo PTI dentro do prazo estipulado no acordo de parceria com o Município. O processo de elaboração, que iniciou em dezembro, envolveu a realização de workshops e audiências públicas para discussão e avaliação de projetos para melhorar a cidade no trânsito, no transporte coletivo, no transporte de cargas, com mais ciclovias e promoção da acessibilidade. Foram 85 dias de trabalho de toda equipe de engenheiros e arquitetos do Parque.
O Plano Mobi Foz tem como princípio o desenvolvimento sustentável do município, visando como principal objetivo tornar Foz do Iguaçu, até 2028, uma cidade integrada e acessível, com a implementação de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Atende a Lei Federal 12.587/2012, que estabelece diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e institui a criação de Planos de Mobilidade que assegurem recursos para investimentos na área. Foz do Iguaçu precisa apresentar ao Ministério das Cidades o Plano pronto até abril deste ano.
“Estamos entregando o Plano para a Prefeitura dentro do prazo, com o trabalho de toda nossa equipe da Infraestrutura e Obras do PTI. A participação popular com sugestões e apontamentos foi extremamente importante para que pudéssemos compor o material. Tivemos pouco prazo, bastante trabalho, mas procuramos realizar da melhor forma possível, com a ajuda de nosso corpo técnico, para atender a Lei Federal e garantir que Foz tenha um Plano de Mobilidade Urbana”, disse o gerente de Infraestrutura e Obras do PTI, Rudi Eduardo Paetzold.
O presidente da comissão de coordenação do Plano de Mobilidade e Diretor de gabinete da Prefeitura de Foz, Kalito Stoeckl, enfatizou que, apesar do curto prazo, a atual administração assumiu o compromisso para garantir que Foz tenha condições de investir em projetos de mobilidade que melhorem a qualidade vida dos moradores e turistas que visitam a cidade.
“Desde que assumimos a gestão nos preocupamos em atender a Lei Federal e assegurar a vinda de recursos para Foz do Iguaçu. Por isso, realizamos as audiências públicas, assumimos um compromisso junto ao PTI de elaborar o Plano de Mobilidade, e nos reunimos com presidentes de bairros para discutir condições e propostas de melhorias no trânsito e em mobilidade. Nosso próximo passo é enviar à Câmara para aprovação e votação final”, disse Stoeckl.
Para a representante do CREA, coordenadora da Câmara de Engenharia Civil do Estado do Paraná, Célia da Rosa, esse processo foi muito importante para Foz do Iguaçu. “Considero a parceria da Prefeitura e do PTI muito importante, como também a participação de todos os organismos que ajudaram a pensar no que a cidade precisa melhorar. Vejo Foz do Iguaçu como uma cidade diferente pela tríplice fronteira e pelo turismo e, por isso, precisa ter uma mobilidade boa”, avalia.
Plano de ação
Os técnicos avaliaram vantagens e desvantagens de projetos já existentes, e fizeram apontamentos de sugestões e melhorias. O Plano foi estruturado em seis categorias de mobilidade: do pedestre, cicloviária, do transporte público coletivo, transporte motorizado individual – público e privado, transporte de cargas e mobilidade turística.
A qualidade no deslocamento do pedestre, promover acessibilidade de uma maneira mais efetiva, a revisão da Lei Municipal de Calçadas, programas de incentivo ao uso de bicicletas, melhorias extremamente essenciais no transporte público coletivo, a redução do impacto dos veículos de carga circulando nas áreas centrais da cidade e a execução de grandes obras – como, por exemplo, a construção da Perimetral Leste, o viaduto de acesso à Avenida Costa e Silva, duplicação da Avenida das Cataratas, a segunda Ponte entre Brasil e Paraguai -, bem como a criação de um Plano de Mobilidade Internacional, foram temas amplamente discutidos nas audiências públicas com a comunidade, e que fazem parte de ações e estratégias previstas no Plano.