Search
Previous slide
Next slide

PTI é palco de testes de aeromodelo utilizado para imageamentos

Previous slide
Next slide

Um objeto diferente foi visto no céu do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) nesta semana. Sobrevoava o local um aeromodelo – fabricado com tecnologia suíça pela empresa Geoagro, de Ribeirão Preto (SP) – utilizado para imageamento territorial.

O ensaio foi acompanhado pela equipe do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) e pelo superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Cícero Bley Junior.

O aeromodelo voa com uma câmera fotográfica acoplada em plano de voo previamente elaborado, controlado por computador. “Este aeromodelo é uma nova ferramenta para obter imagens aéreas, com tecnologia superior às outras duas existentes até então. Para obter imagens de satélite nem sempre temos quando precisamos, além disso o custo é alto. No caso da aviação convencional, é muitas vezes inviável para pequenas áreas”, comentou o técnico Jonathan Gazaroli.

Foto: Divulgação
Aeromodelo é composto por polipropileno expandido, um material leve e resistente

Esta tecnologia já é utilizada na agricultura de precisão, levantamento topográfico e monitoramento de safras. A intenção da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis (ER.GB) e do CIH é estudar a possibilidade de utilização do aeromodelo nos trabalhos de gestão de bacias hidrográficas e geração distribuída de energia.

“Trata-se de uma evolução tecnológica que dá novas utilidades a um brinquedo, aeromodelo, que embarca tecnologia de informação e de imageamento, e se transforma em uma preciosa ferramenta de investigação territorial”, disse Cícero Bley Junior. O grupo estuda as possíveis aplicações na gestão de recursos hídricos e energéticos, assim como os preços de aquisição do equipamento.

Previous slide
Next slide