O Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur) recebeu na tarde desta quinta-feira, 26, a presença do deputado Assis do Couto (PT) para ouvir a proposta do novo projeto sobre a Estrada do Colono. Autor do PL 7.123/2010, que institui a estrada por dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o deputado veio a Foz do Iguaçu esclarecer a reabertura da via.
Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz |
Projeto de Lei, que já tramita da Câmara de Deputados, foi apresentado nesta tarde para o COMTUR |
Nós queremos proteger o Parque Nacional. A Estrada do Colono será reaberta com uma nova proposta. Não poderá ser aslfatada, não será permitido o trânsito de caminhões nem o transporte de sementes ou animais, e também será vetade tráfego noturno. E estudamos, ainda, a possibilidade de ser cobrada uma taxa para passar pela via, para controlar o fluxo de veículos", comentou.
Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz |
Deputado Assis do Couto (PT), autor do PL 7.123/2010 |
A Estrada do Colono foi fechada pela primeira vez em 1986 e funcionou, ilegalmente, entre 1987 e 2001, quando o fechamento foi definitivo. Por cortar uma área de conservação, a estrada é motivo de preocupação de ambientalistas, já que colocaria em risco fauna e flora com espécimes já em extinção, como a onça pintada.
"Não podemos comentar ainda sobre como se dará a parte de engenharia da estrada, mas vamos buscar as formas de menor impacto ambiental possível", garantiu o deputado. Assis do Couto assegura, ainda, que nenhuma árvore será derrubada para a instalação da Estrada-Parque, tornando o caminho um "túnel verde de 17,5 quilômetros da PR-495, antiga BR-163.
O Presidente do Comtur, Paulo Angeli, disse que a apresentação desse novo projeto vai ser importante para tomarem uma decisão. "Precisamos do maior número possível de informações para decidirmos se somos a favor ou contra. Essa reunião veio para esclarecer alguns pontos que nos preocupa".