O Parque Nacional do Iguaçu desenvolve projetos de educação ambiental que são permanentes durante o ano, dando oportunidades a crianças de terem um contato diferente com a natureza, aprendendo sobre o meio-ambiente. Um destes projetos chama-se “Escola Parque”. Agora, o governo estadual pretende realizar um projeto semelhante, baseado no conceito elaborado pelo PNI, para implantar no Paraná.
O projeto Escola Parque atende em média cinco mil pessoas por ano, entre crianças, estudantes e professores. Funciona da seguinte maneira: as escolas agendam a visita, fazem o passeio dentro do Parque com os alunos através de ônibus da própria Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A – responsável pela administração – e a primeira parada é em uma antiga escola, localizada no interior do parque, onde são realizadas atividades, oferecido lanche e percorrem a trilha das Cataratas. “Eles saem com a noção do que é o Parque Nacional do Iguaçu e acabam tendo uma experiência inovadora sobre a questão ambiental”, disse Jorge Pegoraro, chefe do Parque.
Deu tão certo, que representantes do governo estadual promoveram na quinta-feira (19), em Palotina, o 1° Encontro Ambiental nas Unidades de Conservação do Paraná, apresentando metodologias de educação ambiental, baseadas no projeto do PNI. Vale ressaltar que o Parque Nacional não atendem somente em Foz, mas os 14 municípios do entorno, tendo outras duas bases, nas cidades de Serranópolis e Matelândia.
As escolas que queiram participar do projeto Escola-Parque, podem entrar em contato através do e-mail agendaescolaparque@icmbio.gov.br, ou pelo telefone (45) 3521-8357.