Representantes dos diversos setores de Comunicação Social de Foz do Iguaçu participaram na quinta-feira (2), da primeira reunião do novo núcleo setorial desenvolvido pelo Projeto Empreender, ação conjunta da ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu e do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Conforme explicou o Diretor Executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo, o agrupamento em um mesmo espaço de trabalho de diversos segmentos da comunicação fortalece o setor pois garante maior representatividade num dos mais competitivos mercados. “Todos ganham”, garante.
Bragagnolo fez um relato sobre a experiência do núcleo setorial de agências de publicidade e propaganda, iniciado há cerca de dois anos. “Agora, o projeto será retomado, e ainda, ampliado, para participação também das produtoras e dos veículos de comunicação que efetivamente divulgam as empresas”, explicou.
Para o diretor, a iniciativa visa o acompanhamento do mercado, altamente promissor diante de um momento muito especial para a cidade. “Será uma nova fase, em novo momento, pois há perspectivas boas para o mercado iguaçuense diante de projetos em desenvolvimento”, disse, referindo-se, entre outros, à implantação da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que pretende oferecer cursos diversos para cerca de 10 mil acadêmicos dos países latino americanos. “Devemos estar organizados para aproveitar esse momento”, destacou.
O consultor Rafael Pasini expôs ao público formado por 30 profissionais de 24 empresas dos setores de agências de publicidade e propaganda, produtoras e dos meios de comunicação, a proposta do Projeto Empreender. Esse projeto abrange 12 núcleos setoriais, envolvendo 150 profissionais e empresas de Foz do Iguaçu.
Pasini explicou o objetivo do Projeto Empreender, cuja principal meta é elevar a competitividade e apoiar as empresas, sejam elas de um mesmo ramo empresarial ou territorial, por meio do associativismo, visando o aprimoramento das atividades comerciais, industriais ou de serviços.
A próxima etapa do novo Núcleo de Comunicação será a realização de um planejamento estratégico para que sejam identificadas as principais necessidades do setor e traçar diretrizes conjuntas.