O Projeto Canto que Encanta, que leva aulas de iniciação musical para crianças carentes de Foz do Iguaçu, está completando 18 anos neste mês de agosto. O aniversário será comemorado no dia 31, às 9 horas, no Centro da Juventude do Jardim Naipi, com uma apresentação dos alunos que integram o projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. Durante a cerimônia, também haverá outras apresentações, de alunos que participam do projeto de Taekwondo Olímpico e da Escolinha de Trânsito, desenvolvidos em parceria com o Foztrans.
Idealizado pelo guarda municipal Manoel Lidório, o Canto que Encanta atende mais de 100 crianças e adolescentes, oferecendo aulas de canto e iniciação musical em quatro regiões da cidade. As aulas, ministradas por Lidório, acontecem sempre no contra turno escolar. Para participar do curso, é necessário estar matriculado na Rede Pública Municipal de Ensino, manter a frequência escolar e as boas notas.
Para o servidor público, a música tem capacidade de despertar sonhos, a sensibilidade e o potencial artístico das crianças. Mais do que isso, para ele, as atividades tem caráter socioeducacional. “O rendimento escolar dessas crianças melhoram quando elas começam a participar das aulas, alem disso elas ficam longe das drogas e dos perigos das ruas”.
Hoje, são ofertadas aulas de Violão, teclado, bateria, fanfarra, canto, flauta doce, sanfona, viola caipira, cavaquinho, teoria musical, contra baixo e guitarra. Elas acontecem em quatro regiões da cidade: Centro da Juventude, no Jardim Naipi; CAIA (Centro de Atenção Integral ao Adolescente), no Porto Meira; Centro de Convivência do Lagoa Dourada, e no Jardim Novo Horizonte, em uma sala cedida pela Igreja Assembleia de Deus.
Projetos
Além do Canto que Encanta, a Secretaria de Segurança Pública em parceria com o Foztrans e outras secretarias, como a de Educação, Saúde, Esporte e Lazer também desenvolvem outros projetos sociais com crianças e adolescentes.
Um deles é a Escolinha de Trânsito, que atende alunos dos CMEIS, escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental. O objetivo é ensinar às crianças as boas práticas da educação no trânsito, e como pedestres, ciclistas ou futuros condutores podem promover atitudes de valorização da vida e respeito ao próximo. Durante as aulas, as crianças são estimuladas a se tornarem multiplicadoras das leis de trânsito, orientando pais e familiares a respeitar as normas. A escolinha de trânsito fica na Rua Assis Brasil, 385, na Vila Portes.
Outro projeto é o Taekwondo Olímpico, que atende hoje cerca de 50 crianças e jovens. As aulas acontecem as terças e quintas no Centro da Juventude, e também contam com o apoio da Secretaria de Segurança Pública.