Números, operações, geometria, textos. Esses conteúdos comuns das disciplinas de matemática e português estão ganhando novo tratamento na hora de ser repassados aos alunos. Os professores da terceira série, de português e da quarta série, de matemática, estão trocando informações e também aprendendo novas metodologias para trabalhar em sala de aula. Para isso elas participam do curso de formação continuada, que vem sendo realizado uma vez por mês.
Promovido pela secretaria municipal da Educação, o objetivo do curso é oferecer aos professores novas metodologias que ajudem os alunos na compreensão das disciplinas. Os estudantes não devem ficar presos ao hábito de decorar ou saber fórmulas, mas sim compreender o que esta sendo ensinado. Para isso os professores devem estar sempre inovando no uso de materiais. Seja apenas uma folha de papel e lápis ou Power point e jogos.
Nas aulas teóricas e práticas realizadas na quinta e sexta (dias 15 e 16), com a doutora em português, Terezinha da Conceição Costa Hubes e da mestra em matemática, Heliane Mariza Grzybowski Ripplinger, foi possível trocar informações sobre como está sendo tratado o assunto em sala de aula. O curso de formação continuada tem cinco encontros presenciais e também tarefas on line. Como o próprio nome do curso diz, os professores estão continuamente tratando dos avanços da educação.
No curso de português sobre “Gêneros Textuais e o Ensino da Língua Portuguesa” foram desenvolvidas atividades para facilitar o repasse de conteúdos como trabalhar os textos em sala de aula, além de gramática e também como abordar o ensino de adjetivos e substantivos. Entre as formas de trabalho desses conteúdos está o uso de charges e histórias em quadrinhos, que despertam o interesse das crianças.