Para aqueles estrangeiros interessados em ingresso no primeiro semestre de 2014 em um dos 16 cursos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana o ideal é ficar atento aos prazos definidos pelos órgãos responsáveis pela seleção em cada país e disponíveis nos editais divulgados. Colômbia, Bolívia, Uruguai e Paraguai já estão com editais publicados – a maior parte pode ser acessada via sítios eletrônicos, e Equador e Peru devem publicar edital em breve. Destes, o Paraguai irá encerrar o prazo de inscrição nesta sexta-feira (16). A Bolívia já encerrou a inscrição. A previsão é de que as aulas tenham início em março de 2014.
Paraguai – Há 45 vagas de diversos cursos para o país. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de agosto e são mediante preenchimento de formulário e entrega de documentação à Direção Geral de Bolsas do MEC do país ou aos escritórios locais dos Coordenadores do MEC. Informações podem ser encontradas no site www.mec.gov.py. A convocatória está acessível aqui. Dúvidas podem ser retiradas pelo e-mail dirbecas.secretaria@gmail.com . O processo seletivo inclui entrevista.
Uruguai – As inscrições devem ser feitas até 30 setembro a partir de preenchimento de formulários (disponíveis no site www.mec.gub.uy) e envio da documentação ao Ministério de Educação e Cultura. A convocatória pode ser acessada aqui. São 34 vagas em diversos cursos. Dúvidas podem ser retiradas pelo e-mail mercosur@mec.gub.uy.
Colômbia – O país conta com 33 vagas para diversos cursos. As inscrições se encerram no próximo dia 2 de setembro e devem ser feitas pela internet, mediante preenchimento de formulários e envio de documentação. Informações e lista de documentação podem ser obtidas pelo site www.icetex.gov.co. A convocatória pode ser acessada aqui.
Bolívia – O período de inscrição no país aconteceu de 1 a 19 de julho. Informações sobre o processo seletivo e resultados estão no site www.egpp.gob.bo.
Peru – Informações podem ser obtidas com o Ministério de Educação do país, a partir do site www.pronabec.gob.pe/inicio/becas/beca_18internacional.html.
Relações Internacionais – De acordo com a pró-reitora de Relações Internacionais e Institucionais, Gisele Ricobom, novos editais devem ser publicados em breve pelos Ministérios de Educação de outros países envolvidos. “Cabe a cada país realizar a seleção dos estudantes a partir de critérios que definimos, que incluem critérios socioeconômicos. Apenas definimos uma data no final de novembro para o envio dos selecionados para trâmites e organização acadêmica da instituição”, revela. Para Gisele, há diferenciais importantes neste processo seletivo em relação aos anteriores. “Tivemos uma Comissão que desenhou o processo seletivo que foi essencial para garantirmos um maior equilíbrio de nacionalidades em cada curso”, finaliza.
Cursos – As vagas são para 16 cursos de graduação: Cinema e Audiovisual; Música; Saúde Coletiva; Arquitetura e Urbanismo; Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana; Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade; Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento; Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química (licenciatura); Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia Civil de Infraestrutura; Geografia – Território e Sociedade na América Latina; História da América Latina; Letras, Artes e Mediação Cultural; Relações Internacionais e Integração.