Search
Previous slide
Next slide

Processos seletivos da Unila já estão abertos em diversos países da América Latina

Previous slide
Next slide

Para aqueles estrangeiros interessados em ingresso no primeiro semestre de 2014 em um dos 16 cursos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana o ideal é ficar atento aos prazos definidos pelos órgãos responsáveis pela seleção em cada país e disponíveis nos editais divulgados. Colômbia, Bolívia, Uruguai e Paraguai já estão com editais publicados – a maior parte pode ser acessada via sítios eletrônicos, e Equador e Peru devem publicar edital em breve. Destes, o Paraguai irá encerrar o prazo de inscrição nesta sexta-feira (16). A Bolívia já encerrou a inscrição. A previsão é de que as aulas tenham início em março de 2014.

Paraguai – Há 45 vagas de diversos cursos para o país. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de agosto e são mediante preenchimento de formulário e entrega de documentação à Direção Geral de Bolsas do MEC do país ou aos escritórios locais dos Coordenadores do MEC. Informações podem ser encontradas no site www.mec.gov.py. A convocatória está acessível aqui. Dúvidas podem ser retiradas pelo e-mail dirbecas.secretaria@gmail.com . O processo seletivo inclui entrevista.

Uruguai – As inscrições devem ser feitas até 30 setembro a partir de preenchimento de formulários (disponíveis no site www.mec.gub.uy) e envio da documentação ao Ministério de Educação e Cultura. A convocatória pode ser acessada aqui. São 34 vagas em diversos cursos. Dúvidas podem ser retiradas pelo e-mail mercosur@mec.gub.uy.

Colômbia – O país conta com 33 vagas para diversos cursos. As inscrições se encerram no próximo dia 2 de setembro e devem ser feitas pela internet, mediante preenchimento de formulários e envio de documentação. Informações e lista de documentação podem ser obtidas pelo site www.icetex.gov.co. A convocatória pode ser acessada aqui.

Bolívia
– O período de inscrição no país aconteceu de 1 a 19 de julho. Informações sobre o processo seletivo e resultados estão no site www.egpp.gob.bo.

Peru – Informações podem ser obtidas com o Ministério de Educação do país, a partir do site www.pronabec.gob.pe/inicio/becas/beca_18internacional.html.

Relações Internacionais
– De acordo com a pró-reitora de Relações Internacionais e Institucionais, Gisele Ricobom, novos editais devem ser publicados em breve pelos Ministérios de Educação de outros países envolvidos. “Cabe a cada país realizar a seleção dos estudantes a partir de critérios que definimos, que incluem critérios socioeconômicos. Apenas definimos uma data no final de novembro para o envio dos selecionados para trâmites e organização acadêmica da instituição”, revela. Para Gisele, há diferenciais importantes neste processo seletivo em relação aos anteriores. “Tivemos uma Comissão que desenhou o processo seletivo que foi essencial para garantirmos um maior equilíbrio de nacionalidades em cada curso”, finaliza.

Cursos – As vagas são para 16 cursos de graduação: Cinema e Audiovisual; Música; Saúde Coletiva; Arquitetura e Urbanismo; Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana; Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade; Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento; Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química (licenciatura); Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia Civil de Infraestrutura; Geografia – Território e Sociedade na América Latina; História da América Latina; Letras, Artes e Mediação Cultural; Relações Internacionais e Integração.

Previous slide
Next slide