O presidente da Câmara Municipal de Guíara participou da sessão da Câmara Itinerante realizada na noite de terça-feira (11) no Conjunto Residencial Tucuruí. O pátio da Escola Municipal Eloi Lohmann ficou pequeno ao abrigar os moradores dos bairros que compõem a Região da Grande Três Lagoas.
Surpreso pela participação da comunidade, o presidente da Câmara de Guaíra declarou em seu pronunciamento que foi tocado pela emoção transmitida pelas pessoas que ocuparam a tribuna. Disse ainda Valberto Paixão que a experiência de Foz do Iguaçu deveria ser levada para todo o País, pois “a população carece de espaço para expor suas necessidades e a Câmara Itinerante aproxima os governantes do povo”.
Coube à Vilma Endler, diretora da escola que recebeu a Câmara Itinerante, ser a primeira pessoa da comunidade a se pronunciar. Ao pedir melhoria nas acomodações para alunos e funcionários a professora foi às lágrimas. “Aqui os alunos estão tendo aula no pátio, faltam salas de aula. A cobertura foi feita com a ajuda dos moradores. Nossa comunidade é humilde, mas digna. “Pedimos dignidade”, assim encerrou Vilma, em sua fala interrompida várias vezes pelo seu estado de ânimo.
A Escola Elói Lohmann possui 600 alunos. Suas paredes e pisos estão danificados. As aulas de reforço são improvisadas no pátio da instituição, cercado por apenas um arame, que pode se tornar um risco às crianças. As lousas usadas são improvisadas pelos professores.
Além da diretora usaram da palavra 18 oradores, todos habitantes dos 40 bairros da região da Grande Três Lagoas.
Toda a reunião foi gravada em áudio e vídeo e lavrada ata do evento. Como nas demais sessões da Câmara Itinerante, os pedidos serão avaliados e encaminhados às esferas pertinentes, seja em forma de ofício, requerimento ou indicação ao Executivo Municipal.
Além do presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Carlos Juliano Budel, participaram os vereadores Nanci Andreola, Gessani da Silva, Sérgio Beltrame, Edson Narizão, Rodrigo Cabral, Zé Carlos e Edílio Dall’Agnol.