As secretarias de Turismo e de Educação de Foz do Iguaçu estão promovendo nas escolas municipais um concurso cultural, que possui duas modalidades: Frases e Desenhos. As atividades já tiveram início e o trabalho tem por objetivo promover a interação de alunos com as comemorações relativas ao Centenário de Foz.
A modalidade Desenhos, “Foz do Iguaçu 100 anos – História e Cultura” é direcionada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental. Cada aluno poderá concorrer com um único trabalho e terá como quesitos analisados: fidelidade ao tema, criatividade e originalidade na abordagem do tema proposto, clareza e organização das ideias contidas no desenho.
Foto: AMN |
Professora Jaqueline Bubiak, da Escola Municipal Augusto Werner, orientando seus alunos |
Na modalidade Frases, com o mesmo tema, o concurso conta com a participação de alunos do 4º ano e serão levados em conta, além dos mesmos quesitos dos desenhos, a adequação e correção da linguagem utilizada na frase, devendo conter no máximo 5 palavras.
Premiação – Dos 60 trabalhos selecionados nas duas modalidades, os 03 (três) primeiros de cada uma delas que obtiverem a maior pontuação, receberão um prêmio especial. As 30 melhores frases selecionadas serão postadas no monumento de contagem regressiva ao Centenário, na Praça da Paz, a partir de setembro. Os 30 melhores desenhos e as 30 melhores frases receberão medalhas de Honra ao Mérito e certificado, além de uma cortesia para passeio no Parque Nacional do Iguaçu.
Prática – A professora Jaqueline Bubiak, da Escola Municipal Augusto Werner, da Vila Carimã, iniciou a atividade de produção das frases com seus alunos. “Trabalhamos em sala de aula o tema Foz do Iguaçu em junho e desde a semana passada temos conversado sobre o centenário de Foz e os alunos ficaram bastante entusiasmados com o assunto”, declarou.
Para a professora Djanira Anacleto, do 5º ano da mesma escola, as atividades de desenho se iniciaram com a história do Paraná até chegar a Foz do Iguaçu. “Conversamos sobre a diversidade cultural de Foz, como a cidade abraça todas as culturas, até abordar os pontos turísticos”, relatou. “Vimos fotos antigas da Avenida Brasil, falamos sobre os pioneiros e a história vivida por eles nos primórdios da cidade, tudo isso contribuiu para eles colocarem as ideias no papel”, concluiu.
Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Valéria Mariotti, “esta ação é uma forma de colocar em prática algumas das ideias que surgiram durante a realização do 1º Fórum do Centenário, realizado em maio, na sede central da UNILA”, informou. E, para o secretário adjunto da SMTU, Celso Azevedo, “o trabalho representa uma maneira de incentivar as crianças a se interessarem pela história da cidade, pelos atrativos que Foz do Iguaçu possui, por toda a sua diversidade cultural aqui existente, valorizando as pessoas que construíram nossa cidade, que é conhecida mundialmente”, opinou.
Avaliação – Os organizadores de cada escola encaminharão os trabalhos pré-avaliados à Secretaria de Educação, que por sua vez, fará a segunda etapa de avaliação. Uma comissão julgadora será formada por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Fundação Cultural e Itaipu Binacional.
Mais informações sobre o concurso cultural, com Flávia Maas, da SMTU, pelo telefone: 2105-8122 e e-mail: flavia.maas@pmfi.pr.gov.br.
Contatos para entrevista:
Celso Azevedo – Secretário Adjunto da SMTU
Telefone: 9915-6112
Valéria Mariotti – Diretora do Depto. de Desenvolvimento de Turismo da SMTU
Telefone: 9997-4470