Search
Previous slide
Next slide

Prefeitura atende reivindicação da ACIFI e adia cobrança da taxa do lixo

Previous slide
Next slide

Atendendo ao pedido formulado pela Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi comprometeu-se a suspender, temporariamente, o lançamento da cobrança da taxa de lixo referente ao exercício de 2009. A cobrança será retomada assim que for concluída a revisão dos bancos de dados da Sanepar – que efetuou a cobrança junto com a conta relativa ao fornecimento de água – e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

De acordo com Elizangela de Paula Kuhn, presidente da ACIFI, o prefeito entendeu o apelo da entidade em função de diversas ocorrências de cobranças em duplicidade de contribuintes da  cidade. “Levamos ao prefeito a reclamação de associados  que pagaram a referida taxa na conta de água e, por problemas na conciliação do banco de dados da Sanepar e Prefeitura, os valores estavam sendo cobrados novamente. Isso exigia do contribuinte dirigir-se até a prefeitura para apresentar requerimento solicitando a exclusão da cobrança”, explicou a presidente da ACIFI.
 
Além disso, acentuou Elizangela, ocorreram problemas na notificação de cobrança, sendo que muitos contribuintes não receberam a notificação em 2009 e, portanto, desconheciam que estavam com as taxas de lixo vencidas  desde novembro de 2009.
 
“O prefeito entendeu a nossa reivindicação e determinou à equipe da Secretaria da Fazenda para suspender temporariamente a cobrança, até que seja feita a revisão completa do banco de dados sobre quais contribuintes não efetuaram o pagamento nem para a Sanepar nem para a Prefeitura. Somente após isso, a prefeitura enviará nova notificação para que os contribuintes efetuem o pagamento”, ressaltou.
 
Também ficou acordado pela prefeitura que a cobrança da taxa de lixo relativo ao exercício deste ano será efetuada separadamente, em carnê específico, e enviado por correio aos contribuintes. A programação prevista para o envio desses carnês será a partir de junho de 2010.
Previous slide
Next slide