O prefeito Paulo Mac Donald e o vice Chico Brasileiro, receberam na tarde de segunda-feira (23), a visita do prefeito da cidade de Jericó, na Palestina, Hassan Hussein Saleh e do embaixador Ibrahim Alzeben e membros da comunidade Palestina de Foz do Iguaçu.
Foto: AMN |
Os administradores das duas cidades trocaram experiências relacinadas à saúde, educação, e principalmente turismo |
O encontro foi marcado pela troca de experiências relativas à administração dos municípios nas áreas da saúde, educação, arrecadação, meio ambiente, entre outros. Segundo o embaixador “a ideia é enriquecer o conhecimento. Por isso estamos aproveitando ao máximo as oportunidades da visita a Foz”, afirmou.
O prefeito de Jericó disse, “minha Pátria, vive sob ocupação, mas como cidadão, almejo conseguir executar uma administração, que promova o desenvolvimento da região, bem como das pessoas”.
Experiências – Entre outros assuntos, Mac Donald explanou sobre o funcionamento da rede educacional de ensino no município, a construção dos centros de convivência, sobre projetos relativos ao meio ambiente, como o sistema alternativo de tratamento de esgoto por zona de raízes, implantado na Escola Municipal Padre Luigi, que mostrou ser bastante eficiente.
Durante a visita Saleh convidou os administradores iguaçuenses a conhecerem Jericó que, segundo ele, tem vocação turística, recebendo cerca de dois milhões de visitantes ano. É considerada a cidade mais antiga ainda existente no mundo, com mais de dez mil anos, localizada a 258 metros abaixo do nível do mar, no Vale do rio Jordão.
Solenidade de irmanação – Na terça-feira, 24, às 10h, a Prefeitura Municipal promove, na Câmara Municipal de Vereadores a solenidade oficial para transformar Foz do Iguaçu e Jericó, cidades irmãs.
Os dois prefeitos assinarão o termo de irmanação e receberão duas placas, uma em português e outra em árabe, simbolizando o processo de cooperação entre as duas cidades.
A irmanação entre as duas cidades tem como finalidade a promoção de programa mútuo de cooperação e fraternidade, através de intercâmbio cultural, social, turístico e econômico.
Para marcar o processo de irmanação oficial entre os municípios, os representantes árabes, ficarão na cidade durante a semana, onde cumprirão agenda de compromissos e de visitas aos locais turísticos da fronteira.