O otimismo marcou a entrega do certificado, que oficializa as Cataratas do Iguaçu na disputa pelo título de uma das Sete Maravilhas da Natureza. O prefeito Paulo Mac Donald Ghisi recebeu, ontem, 12, o documento das mãos do presidente da Fundação New Seven Wonders Bernard Weber, responsável pelo concurso.
Weber encerrou a passagem de três dias por Brasil e Argentina com uma visita à Itaipu Binacional. Ele esteve acompanhado pelo diretor comercial da fundação Jean Paul de La Fuente, a chefe de imprensa, Tia Viering, o secretário de Turismo Felipe Gonzalez e o Superintendente de Comunicação da Itaipu e coordenador do Comitê Vote Cataratas Gilmar Piolla.
Eles acompanharam fotos e vídeo do sobrevôo do dirigível da New Wonder pelas Cataratas, feito no final da tarde de terça, 11. Todos ficaram encantados com as imagens. O material será divulgado no site da fundação.
Ao receber o documento, Mac Donald esbanjou otimismo. Não era para menos. O local e a data formaram uma combinação positiva para a atração ser eleita uma das sete maravilhas naturais.
A Itaipu Binacional, uma das Sete Maravilhas da Engenharia, foi o palco para a cerimônia. Além disso, no dia 12 de outubro, o Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, completou 81 anos.
“Tudo conspira a nosso favor. Tenho certeza que com a mobilização dos iguaçuenses, dos brasileiros e argentinos, as Cataratas do Iguaçu estarão entre as maravilhas da natureza”, afirmou Paulo.
Em tom de brincadeira, o prefeito ainda perguntou a Weber se o certificado correspondia ao título do concurso. “É o título?”. Weber respondeu aos risos. “Não, mas as Cataratas podem estar entre as sete maravilhas”, correspondeu em inglês.
Em razão de uma entrevista agendada, Mac Donald não acompanhou a visita do dirigente da New Wonders. Piolla aproveitou a ocasião para entregar a Weber uma peça de artesanato Ñandeva e também um vídeo institucional de Itaipu Binacional, além de um cartaz oficial do Destino Iguaçu.
O primeiro compromisso foi um plantio de muda de jaboticabeira do Bosque dos Visitantes, ao lado do Centro de Recepção dos Visitantes (CRV). O presidente da fundação suíça ainda conheceu o Parque da Piracema e o Mirante do Vertedouro. Também realizou uma visita a Cota 40 da Usina, no antigo leito do Rio Paraná.
O secretário de Turismo acredita que a visita do presidente impulsionará a campanha Vote Cataratas. “O Destino Iguaçu foi o único a receber a visita do dirigível da promotora do concurso. As imagens mostrarão a grandiosidade das Cataratas para o mundo”.
Piolla também considerou positiva a passagem de Weber pela fronteira. Segundo ele, a união de brasileiros e argentinos foi vista, pelo dirigente da News Seven Wonder, como fundamental para a conquista, que vai além da disputa com outros 28 finalistas do concurso.
“O presidente elogiou a organização da campanha nos dois países e considerou a união fundamental para alavancar votos. É importante destacar que a eleição das Cataratas reforça a divulgação do turismo do destino, aumenta o número de turistas, traz mais investimentos públicos e privados, gera melhorias na infraestrutura e cria mais empregos", observou.
Há menos de 30 dias do fim da votação do concurso, estão previstos, entre outros eventos, atos de apoio com artistas e intelectuais, além de representantes de entidades do turismo brasileiro. A expectativa é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dê um depoimento para incentivar os brasileiros a votarem nas Cataratas.
O concurso promovido pela New Seven Wonders acaba no próximo dia 11 de novembro. O público poderá votar de duas maneiras: por meio do site www.votecataratas.com ou enviando uma mensagem de texto para o número 22046 com a palavra “Cataratas”. O custo da mensagem é de R$ 0,31 mais os impostos.