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Pré-presidenciáveis apostam na internet e mídias sociais

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As eleições gerais de 2010 poderão entrar para a história e inaugurar um novo capítulo na internet brasileira. Tudo isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu regras para o uso da internet pelos candidatos. Os canditatos poderão pedir voto oficialmente nas páginas eletrônicas a partir do dia 5 de julho.

As comunidades sociais, como o Twitter, Facebook e YouTube, já utilizadas pela maioria dos políticos, poderão ser ferramenta de propaganda eleitoral. Porém como acontece nas mídias tradicionais, na internet é vedada a veiculação de qualquer propaganda eleitoral paga e, também, ainda que gratuitamente, sites não deverão propagar anúncios, publicidades ou merchandising. A multa pode chegar a R$ 30 mil.
 
Os principais pré-presidenciáveis estão correndo contra o tempo e na última semana quem ainda não tinha um perfil na rede de compartilhamento Twitter aproveitou o final de semana para criá-lo. Estão por lá Ciro Gomes (PSB), Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Plinio de Arruda (PSOL) e Marina Silva (PV). (Nomeados aqui por ordem alfabética)
 
Curiosidades – Em menos de 18 horas depois da criação do o perfil da pré-candidata do Partido dos Trabalhadores já contabilizava 18 mil seguidores. Ciro Gomes apresenta por volta de 11 mil seguidores, porém segue somente 10 pessoas, entre elas a cantora Marisa Monte. Já o candidato do PSDB, José Serra, é conhecido na rede por twittar de madrugada e usar a rede de forma mais pessoal do que política.
 
Novos trabalhos – Com a necessidade de atingir o público presente na internet ou fazer com que as pessoas que não são tão chegadas na rede se aproximem para conhecer os projetos dos candidatos, estão surgindo novas formas de trabalho. São pessoas especializadas em mídias sociais com o foco na política para prestar assessoria e coordenar a campanha nas mídias especializadas.
 
O site especializado em notícias políticas, Vote Brasil, pioneiro nas ações de desenvolvimento de ferramentas de comunicação na Web, acabou de lançar uma proposta para ajudar os candidatos no processo eleitoras de 2010. O trabalho inclui Twitter, Orkut, Mailling e publicações de matérias.
 
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