Search
Previous slide
Next slide

PR é destaque no programa Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil

Previous slide
Next slide

Fotos: Agência Estado
Canion Guartela

O Paraná ganhou o primeiro lugar na Categoria Material Promocional da Chamada para Apresentação de Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo. As peças, desenvolvidas a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, Ministério do Turismo e Sebrae, foram apresentadas nesta quinta-feira (25) a representantes de instituições ligadas ao turismo.

Durante café da manhã no Bourbon Convention Hotel, em Curitiba, o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, disse que a indicação do Ministério é uma vitória. “O turismo se consolida no Estado e esse material promocional contribui ainda mais para divulgar os atrativos do Paraná”, afirmou. Ele disse que o Paraná recebe atualmente mais de 11 milhões de turistas, que geram um receita de US$ 2,2 bilhões e a criação e divulgação de novos atrativos, impulsionam cada vez mais o setor.

O diretor técnico do Sebrae-PR, Julio César Agostini, disse que o projeto de desenvolvimento das marcas das regiões turísticas, da marca do Paraná e a criação do material promocional teve a participação de mais de 1.200 micro e pequenas empresas turísticas atendidas pela instituição. “O Sebrae fica orgulhoso com a premiação, que representa o esforço coletivo de todos”, afirmou.

O coordenador estadual de turismo e artesanato do Sebrae, Aldo Cesar Carvalho, disse que o material promocional é resultado de dois programas de regionalização do turismo no Paraná, que permitiram a criação das marcas das dez regiões turísticas – Litoral; Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana; Cenários do Tempo – Campos Gerais; Terra dos Pinheirais – Centro-sul do Paraná; Norte do Paraná; Corredores das Águas – Noroeste do Paraná; Estradas & Caminhos – Centro do Paraná; Vales do Iguaçu – Sudoeste do Paraná; Riquezas do Oeste e Cataratas do Iguaçu & Caminhos ao Lago de Itaipu.

A partir dos convênios entre o Ministério, Secretaria do Turismo e Sebrae-PR foram criadas peças promocionais que incluem banners giratórios, estande pantográfico, um folder mapa do Paraná, cinco folderes por segmentos, dez cartazes, sete folderes por região turística, quatro catálogos das quatro regiões prioritárias para o turismo (Litoral, Rotas do Pinhão, Cenários do Tempo e Cataratas do Iguaçu) e um catálogo de turismo religioso. “É uma linha completa, com identidade visual, linguagem e conteúdos harmônicos, tanto para operadores quanto para turistas”, disse Carvalho. O material contém informações sobre os atrativos de cada região turística, locais para informações, sites, calendário de eventos de interesse turísticos, mapas detalhados, como chegar, o que fazer, onde dormir e onde comprar.

PREMIAÇÃO – Durante o 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, organizado pelo Ministério do Turismo no Parque Anhembi, São Paulo, entre os dias 1º e 5 de julho, o Ministério do Turismo premiará as regiões turísticas brasileiras que se destacaram no programa de Regionalização do Turismo. Foram 93 candidaturas de regiões turísticas de todo o Brasil, divididas em oito categorias, destacando-se 60 selecionadas. O Paraná foi um dos Estados mais premiados, tendo se classificado entre os três primeiros colocados, em quatro categorias.

Além de o Estado vencer a Categoria Material Promocional, São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, ficou em segundo lugar em Gestão de Destinos Turísticos e Curitiba com o terceiro lugar em Sustentabilidade Ambiental em Município. O projeto Turismo no Litoral do Paraná – Emoções o Ano Inteiro, apoiando a organização e fortalecimento da Adetur Litoral, ganhou o segundo lugar no Brasil como exemplo de sucesso de Planejamento e Gestão do Turismo Regional.

Os casos de sucesso serão apresentados também no Núcleo do Conhecimento, no Salão do Turismo, no site do programa de Regionalização do Turismo (www.turismo.gov.br/regionalizacao) e em outros documentos e projetos do Ministério do Turismo, ajudando, desta forma, disseminar suas experiências de sucesso para outros territórios.

 

Previous slide
Next slide