Foto: Divulgação |
Foz é a quarta cidade mais afetada pela dengue no PR |
A Secretaria da Saúde decidiu manter todos os 27 postos de saúde funcionando na hora do almoço, para dar apoio ao atendimento do crescente número de casos suspeitos de dengue.
A intenção é prestar assistência de melhor qualidade aos pacientes que apresentam os sintomas da doença e tinham como referência a Unidade de Pronto Atendimento. “Com os postos abertos, a população tem mais alternativas de atendimento e isso ajuda a diminuir o fluxo de pacientes na UPA”, justificou o secretário da Saúde, Chico Brasileiro.
A mudança no horário de expediente dos postos foi possível graças a um remanejamento interno de pessoal. “É uma situação atípica e precisamos da colaboração da população no sentido de recorrer ao posto quando os sintomas forem os da dengue”, afirmou a diretora de Atenção Básica, Lisete Palma de Lima. Os demais casos de urgência e emergência devem continuar sendo encaminhados para a UPA.
Funcionamento – As unidades de Programa Saúde da Família passam a atender das 7h às 17 horas: Porto Belo, Vila C Velha e Nova, Cidade Nova, Sol de Maio, Três Lagoas, Três Bandeiras, Ouro Verde, Caic do Porto Meira, Carimã, Padre Monte, Profilurb I, Morumbi III, Portal da Foz e Jardim São Paulo I e II.
Já as unidades do Jardim América, Profilurb II, Vila Yolanda, Campos do Iguaçu, Morumbi I, AKLP, Lancaster, São João, ficam abertas entre as 7h e 19 horas. O posto do Jardim Adriana funciona das 7h às 13 horas e o do Parque Presidente das 8h às 14 horas.
Sintomas – Geralmente, os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco e sete dias. A pessoa infectada tem febre alta (39º a 40ºC), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
Foto: AMN |
Unidade Jardim América fica aberta entre 7h e 19 horas |
Os sintomas da dengue clássica duram até uma semana. Após esse período, a pessoa pode continuar apresentando cansaço e indisposição. Na dengue hemorrágica, inicialmente os sintomas se assemelham aos da dengue clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Essa variação da doença pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrintestinais e uterinas.
Alto risco – Segundo informe do Governo do Paraná, Foz do Iguaçu é a quarta cidade do Estado em ocorrências de dengue com 270 casos comprovados.A primeira é Londrina com 1.648 pessoas. Depois vem Cornélio Procópio com 309 casos e Jacarezinho com 502 infectados.Os quatro municípios juntos detêm 81,9% dos casos no Paraná.
$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});