Search

Por que Foz do Iguaçu atrai pessoas de tantos estilos?

Foz do Iguaçu é uma cidade de muitos encantos e possui atrações para todos os gostos. Apesar de ser mais conhecida pelas belas Cataratas do Iguaçu e pela Usina Itaipu Binacional, o local atrai pessoas de todos os estilos e por diversos motivos diferentes.

Quem tem espírito aventureiro e é amante de uma boa dose de adrenalina já deve ter colocado uma visita à Foz do Iguaçu na lista de desejos. Isso se deve ao fato de que o salto de paraquedas sobre a Usina Itaipu é um dos mais incríveis do Brasil. Além disso, dentro do Parque Nacional do Iguaçu é possível fazer trilhas pela mata, fazer um eletrizante rafting pelas corredeiras e praticar escalada em rocha.


Atletas de esportes não tão radicais também são atraídos pela cidade. No último dia 10 de junho, o Parque Nacional do Iguaçu promoveu uma meia maratona, que fez parte da Semana do Meio Ambiente e da ação mundial da ONU em prol do meio ambiente. O evento reuniu atletas de 21 Estados brasileiros, além corredores da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.

Ciclistas também estão bem servidos na cidade, especialmente com o Circuito de Ciclismo na Usina Itaipu Binacional, que aconteceu no último dia 24. Além disso, a construção de uma ciclovia de 220 km, que liga Foz do Iguaçu à Cascavel, já foi iniciada.

Os amantes de canoagem devem saber que o local é um destino forte para o esporte. A cidade é nada mesmo que a casa da Seleção Brasileira de Canoagem Slalom – que vem se fortalecendo no cenário mundial. Nos esportes mentais, Foz do Iguaçu também atrai talentosos atletas de poker. A cidade costumeiramente recebe edições do Brazilian Series of Poker, o campeonato nacional da modalidade, e teve um nativo ganhando a histórica edição comemorativa BSOP 100.

Photo by Jovem Rural | CC BY 2.0

Para os que não dispensam boas compras, a cidade é usada como “ponte” para países vizinhos do Brasil. Atravessar a Ponte da Amizade é uma ótima opção para quem gosta de ir às compras e encontrar bons preços. Além disso, por Foz ter dupla fronteira, visitantes da cidade podem explorar o lado argentino, que também oferece excelentes opções de compras para os brasileiros. Lá, além de haver um duty free shop, também é possível encontrar queijos, vinhos, alfajor e outras delícias por preços mais em conta.

Ao contrário do que muitos pensam, Foz não é tão desanimada em sua vida noturna. Os baladeiros podem se dar bem na Wood’s, uma balada sertaneja bem conhecida no Brasil. Já os amantes do rock gostam de curtir uma boa música no Zeppelin Old Bar. Além disso, no lado argentino, o Iguazú Grand Resort & Casino é um dos locais mais procurados para quem busca diversão noturna. Já o Cuba Libre é uma das melhores baladas em Puerto Iguazu. O local possui três pistas de dança de estilos musicais diferentes.

Fernando da Rosa Fedaro | CC BY 3.0

Os nerds, por sua vez, são atraídos pela Latinoware e pelo Parque Tecnológico Itaipu. A Latinoware, ou Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, é um dos principais eventos de software livre do mundo. O evento reúne professores, estudantes, pesquisadores e palestrantes do Brasil e de várias partes da América Latina. Ainda, temos o Parque Tecnológico Itaipu como destino para esse público. Ele foi criado com a intenção de proporcionar um espaço dedicado à tecnologia, ciência e inovação. A ideia do PTI é incentivar a pesquisa e sempre buscar desenvolver tecnologias sustentáveis. O Parque é referência no país e no mundo.

Resumindo, Foz do Iguaçu tem atrações para todos os gostos e atrai vários estilos de pessoas. Não só por conta de seus pontos turísticos mais famosos – ela vai muito além com tudo que está ao redor deles.