Nesta segunda-feira, 31 de março, a reestreia da novela Vale Tudo na tela da Globo não marca apenas os 60 anos dos Estúdios Globo. É também um momento especial para Foz do Iguaçu e toda a região trinacional. Afinal, a cidade aparece logo nos primeiros capítulos da trama que conquistou o país — e volta a brilhar no horário mais nobre da TV brasileira.
Mas se você é curioso como eu, talvez esteja se perguntando:
“Por que, afinal, Foz do Iguaçu foi escolhida para abrir essa novela da Globo?”
A resposta está em uma entrevista emocionante concedida por Gilberto Braga, um dos autores da obra-prima, ao acervo da TV Globo.

Segundo ele, a inspiração surgiu de uma conversa em família:
“Estávamos jantando, e alguém comentou sobre o meu padrinho, que era delegado de polícia — assim como meu pai. Ele sempre foi conhecido por ser honesto. E aí, alguém da família o chamou de ‘medíocre’… ‘babaca’. Perguntei por quê. Responderam: ‘Porque ele foi delegado em Foz do Iguaçu e em Belém, e não ficou rico. Todo mundo que passa por lá sai com apartamento na Vieira Souto (Rio de Janeiro). E ele não tem nada.’
Eu fiquei indignado. Disse: ‘Mas que critério é esse? Ele teve uma vida digna! Tenho muito orgulho dele.’
A ideia da novela certamente nasceu ali.”
E foi assim, tocado por essa história real de honestidade e preconceito, que Gilberto Braga decidiu ambientar os primeiros capítulos de Vale Tudo em Foz do Iguaçu — cidade que ele conhecia bem por causa do padrinho, e por onde esteve algumas vezes.
Além da beleza natural e da força turística, Foz também representava um símbolo: um lugar onde se poderia escolher entre o certo e o errado, o ético e o corrupto – e que certamente aparecia nos boletins jornalisticos da época. Exatamente como os personagens da novela são desafiados o tempo inteiro a escolher.
E você, já sabia da história da novela Vale Tudo em Foz do Iguaçu?
Foz do Iguaçu tem mesmo tudo a ver com a novela Vale Tudo. E agora, essa conexão histórica volta à cena — em grande estilo.
Leia também: