Nesta quarta-feira (25), às 11h, o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, o reitor da Unioeste, Alcebíades Luiz Orlando, e o presidente do Conselho Comunitário da Vila C, Antônio Luís Fernandes, assinam o termo de compromisso para o desenvolvimento do Projeto “Escritório de Atendimento Jurídico do Centro Comunitário da Vila C”. O escritório, que vai funcionar na sede do Conselho Comunitário, irá atender gratuitamente as pessoas carentes do bairro e até mesmo de outras regiões de Foz do Iguaçu, possibilitando-lhes acesso ao direito e à justiça.
Luciano Veras, gerente do Departamento de Patrimônio Imobiliário (JDP.JD), explica que a parceria da Itaipu neste convênio faz parte das ações de responsabilidade social da empresa. "O atendimento jurídico é uma das ações que busca resgatar a cidadania dos moradores da Vila C”, afirma.
Prestação de consulta e orientação jurídica, confecção de petições iniciais e ajuizamento, elaboração de peças contestatórias e de recurso nas áreas cível e criminal são algumas das atividades que serão desenvolvidas pelos alunos de Direito da Unioeste. “Essa parceria surgiu em um momento oportuno, pois o curso de Direito da Unioeste está se consolidando como um curso de qualidade, e o que faltava era justamente um escritório modelo de atendimento jurídico”, explica o coordenador do curso, Júlio César Garcia.
Segundo o professor Júlio, os alunos terão oportunidade de atuar em casos reais. “O que esperamos é que os alunos tenham uma diversidade de questões jurídicas a serem analisadas e resolvidas. E também atender às expectativas da comunidade, de oferecer um serviço gratuito e de qualidade”, conclui.
Segundo Antônio Luís Fernandes, presidente do Conselho Comunitário da Vila C, a comunidade espera ansiosa a instalação do escritório. “O projeto terá uma ótima aceitação na comunidade. Já estamos até com o escritório pré-montado”, afirma.
Apesar de estar localizado na Vila C, o escritório estará aberto para toda a população de Foz do Iguaçu que necessite de atendimento jurídico gratuito.